sábado, 9 de janeiro de 2016

ITAIPU VOLTA A SER A MAIOR HIDRELÉTRICA DO MUNDO





Chuva no Sul faz Itaipu voltar a ser maior hidrelétrica do mundo

Por FERNANDO BRITO

"As chuvas mais fartas na região Sul fizeram a Usina Hidrelérica de Itaipu reassumir a liderança mundial em produção de energia superando a hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, embora essa tenha maior capacidade instalada.

Itaipu produziu 2,5% a mais que Três Gargantas no ano passado: 89,2 milhões de MWh, contra 87 milhões de MWh da chinesa durante o ano de 2015.

E o 2016 mais chuvoso no Sul promete: nos primeiros dias do ano, em média, a produção foi 17% maior que no início de 2015.

Quarta-feira, com 9.477 megawatt médios de energia (só a despachada para o Brasil, fora a parte paraguaia), Itaipu respondeu por 14,66% de toda a produção nacional e quase por um quarto de toda a geração hidrelétrica brasileira.

A situação hídrica – ainda muito difícil no Norte e, sobretudo, no Nordeste, está bem melhor neste início de ano no Sudeste, que responde por quase 70% da geração nacional. Mesmo com chuvas concentradas na parte sul da região – a Bacia do Tietê está com as represas transbordantes, enquanto as dos rios Grande e Parnaíba estão ainda bem vazias – o sistema registra 30,7% de acúmulo d’água nas represas do Sudeste, contra 19,6% no dia 6 do ano passado.

Mesmo ainda não tendo saído a projeção do Operador Nacional do Sistema (ONS) para a próxima semana – sai às sextas feiras – a previsão é de chuvas em quase todo o Brasil – e em todas as bacias mais secas – em todos os dias da semana até quarta-feira próxima."

FONTE: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/chuva-no-sul-faz-itaipu-voltar-a-ser-maior-hidreletrica-do-mundo/).

Nenhum comentário: