segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AVANÇA A FERROVIA TRANSOCEÂNICA



O investimento na ferrovia que cortará diversos estados brasileiros pode superar 30 bilhões de dólares


China firma protocolo de intenções para ferrovia no Brasil

"Um protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica foi assinado em Ji-Paraná (RO), na última segunda-feira (8) pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, do Acre, Tião Viana, e de Rondônia, Confúcio Moura.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e um grupo de 23 empresários chineses que fazem uma expedição pelas cidades que serão beneficiadas com a implantação da Ferrovia Transoceânica.

O protocolo é resultado de parceria estratégica firmada entre os dois países e os 35 acordos assinados pela presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, no último dia 19 de maio.

Um deles prevê o estudo de viabilidade de implantação da Ferrovia Transoceânica, que, pelo projeto, sai do Rio de Janeiro, passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e termina no Peru.


A China quer aumentar os investimentos na América Latina, e facilitar o acesso à produção brasileira, principalmente de soja, sem depender do Canal do Panamá, que tem forte influência dos Estados Unidos.

FONTE: do Portal Vermelho, com agências (http://www.vermelho.org.br/noticia/276257-9). [Mapa acrescentado por este blog].

Nenhum comentário: