segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O PESADELO PETISTA EM CINCO CAPÍTULOS





Por BEPE DAMASCO, jornalista, editor do "Blog do Bepe"

1) Dormindo com o inimigo - Por que um ministro quinta coluna ainda permanece no governo ? "Chefe" de uma Polícia Federal totalmente fora de controle republicano, braço golpista dentro do Estado brasileiro, não se ouve do ministro uma crítica sequer aos abusos e perseguições da PF. A mesma leniência ele mostra em relação às atrocidades legais e às seguidas violações do estado de direito cometidas pela Lava Jato. Mais do que isso, vive a elogiar a operação. Mas a responsabilidade é toda da presidenta Dilma. Além do regime ser presidencialista, é público e notório que Cardozo goza da irrestrita confiança da presidenta.

2) Tiro de chumbinho para enfrentar canhão - Não dá para entender o tom moderado, marcado por um republicanismo inútil em tempos de guerra, das respostas de Lula, Dilma e petistas em geral diante do cerco sem fim, das mentiras, calúnias e do jogo sujo da mídia para caçar Lula, emparedar Dilma e criminalizar o PT. Falta dar o nome correto que as coisas têm. No momento atual de extrema gravidade, não cabe mais o apelo recorrente a sujeitos ocultos e indeterminados como "certa mídia que não se conforma com as derrotas e eleitorais". Até em respeito ao direito constitucional à comunicação das pessoas é preciso nomear Globo, Folha, Veja e Estadão como pontas de lança de um golpe que visa ceifar as conquistas do povo nos últimos 13 anos. E mais : campanhas abjetas como a caçada ao presidente Lula não podem ser denunciadas de forma edulcorada, tipo "são acusações sem provas para inviabilizar a candidatura de Lula em 2018." São bem mais graves do que isso. São ações criminosas organizadas e orquestradas, que têm como base a calúnia sistemática. Coisa tipificada no Código Penal. É isso que precisa ser dito com todas as letras.

3) Por que mídia não tem o tratamento que merece ? Sei que vou esperar sentado, mas sonho ver Lula, Dilma ou outras figuras públicas do PT repetirem Brizola e Chávez e darem entrevistas com uma edição de O Globo nas mãos, mostrando o que o jornal representa e a que interesses serve. Que diabo de reverência é essa que impede o governo de estancar a publicidade milionária que faz da família Marinho a mais rica do Brasil ? Enquanto o governo "zela pela liberdade de imprensa", os barões da mídia avançam centenas de casas na desmoralização do PT, de Lula, do governo e da esquerda. Chega a ser inacreditável que não vejam isso. No carnaval, vi gente do povo num boteco batendo palmas para a comissão de frente calhorda da escola de samba Mocidade Independente, que teatralizou a prisão de Dilma. Dos fundos do bar, um grito ecoou : "Falta o Lula." O estrago é grande e não atinge apenas as classes média e alta. Chegou no povão.

4) Platitudes e bobagens que só fortalecem adversários da democracia - Em manifestações pelo impeachment, brotam faixas, cartazes e discursos em defesa da quebra da legalidade constitucional, do golpe militar, com bonecos de Lula e Dilma enforcados sugerindo o assassinato de ambos. E o governo costuma responder a essas apologias ao crime soltando notas oficiais nas quais diz "respeitar a voz das ruas e ouvi-las com humildade". E, ao invés de enfrentar politicamente os protestos de teor fascista e antidemocrático, prefere bater na tecla da obviedade das obviedades : "a manifestação é um direito democrático." Até hoje, também soam patéticas as opiniões da presidenta sobre a regulação da mídia já feita por todo o mundo civilizado. Entre os apelos presidenciais ao uso do controle remoto e sua fé num modelo de liberdade de expressão que só interessa ao monopólio, a disputa por corações e mentes vai indo para o brejo.

5) A praga da falta de solidariedade se dissemina - Por que Dilma não manifesta solidariedade à canalhice midiática da qual Lula é vítima? E por que Lula não reage com a contundência necessária à prisão absurda de um homem que já estava preso como José Dirceu? Por que a condenação sem provas de Vaccari caiu no esquecimento petista? O ex-tesoureiro do PT, acusado de cometer o "crime" de receber dinheiro para campanhas eleitorais de empresas envolvidas na Lava Jato, assim como todos os partidos, mofa na cadeia há um ano. O escritor Otto Lara Resende dizia que mineiro só é solidário no câncer. Já os petitas graduados nem com a cadeia de um companheiro se solidarizam. Pena. Amparar e socorrer os feridos no campo de batalha deveria estar no manual de todos os combatentes."


FONTE: escrito por BEPE DAMASCO, jornalista, editor do "Blog do Bepe". Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/bepedamasco/216884/O-pesadelo-petista-em-cinco-cap%C3%ADtulos.htm).

Nenhum comentário: