terça-feira, 22 de setembro de 2009

CNI/IBOPE: SERRA CAI 4 PONTOS E CIRO SOBE 4 PONTOS

Ciro cresce e empata com Dilma em pesquisa; petista e tucano perdem 4 pontos

"A maior novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto no deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresenta 14% das intenções de voto.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também tem 14% das intenções de voto. Neste cenário, o governador tucano José Serra (SP) lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

A diferença entre as pesquisas de junho e setembro é que a taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu 4 pontos --era de 12%. No mesmo período, a taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos --em junho era de 18% e 38%, respectivamente.

Sem Serra na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos voto. Neste cenário Serra foi substituído pelo governador tucano Aécio Neves (MG).

Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

A pesquisa montou outro cenário sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%.

No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 31%."

FONTE: reportagem de Gabriela Guerreiro, da Folha Online, publicada hoje (22/09) no portal UOL.

Nenhum comentário: