sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PETROBRAS CONFIRMA INDÍCIOS DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL NA BAHIA

Petrobras confirma estudo em busca de petróleo na Bahia

"O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta sexta-feira que a estatal está pesquisando a existência de petróleo na camada do pré-sal ou ainda mais profunda na Bahia. Há indícios de óleo na região, mas ainda não foram feitas perfurações necessárias para confirmar sua existência.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, havia anunciado nesta semana as pesquisas da Petrobras na região entre as cidades de Ilhéus e Belmonte.

Gabrielli, que esteve hoje em debate sobre o pré-sal promovido pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), em Brasília, afirmou que a estatal está desenvolvendo a planta de uma plataforma de liquefação para o gás natural extraído do pré-sal.

Antes da construção da plataforma, a Petrobras vai escoar a produção de gás do pré-sal por meio de um gasoduto, que ligará o campo de Tupi ao campo de Mexilhão, na Bacia de Santos.

Até hoje, segundo a Petrobras, a faixa da camada pré-sal é confirmada ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo."

FONTE: reportagem de SOFIA FERNANDES, em colaboração para a Folha Online, em Brasília, publicada hoje (25/09) no portal UOL.

Nenhum comentário: