sexta-feira, 25 de setembro de 2009

G-20: MAIS UMA VITÓRIA DA DIPLOMACIA BRASILEIRA

G20 se transformará no principal fórum econômico mundial

"Pittsburgh (EUA.), 24 set (EFE).- O G20, que encerra nesta sexta-feira sua cúpula em Pittsburgh (EUA), se transformará no principal fórum econômico mundial, anunciou a Casa Branca.

Em comunicado, a Casa Branca indicou que os líderes das principais economias do mundo "hoje aprovaram que o G20 será o principal fórum para sua cooperação econômica internacional".

Com esta iniciativa, que transforma ao G20 no substituto de fato do G8 - os sete países mais industrializados e Rússia -, se incorporam à mesa de negociações "os países necessários para criar uma economia mais forte e mais equilibrada, reformar o sistema financeiro e melhorar as vidas dos mais pobres", assinalou.

O presidente americano, Barack Obama, deve efetuar uma declaração às 8h30 hora local (9h30 de Brasília), 45 minutos antes que comece a primeira sessão plenária, sobre a nova medida.

Segundo indicaram funcionários americanos, o novo papel do G20 não significa o desaparecimento do G8.

Os líderes do G8 continuarão seus encontros, mas para abordar principalmente assuntos de segurança mundial e no marco de outras reuniões internacionais.

O G20 é formado pelos países do G8 - EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Rússia e Japão - além de Argentina, Brasil, México, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, China, Índia, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e a União Europeia.

A reunião das vinte economias mais importantes do mundo começará às 9h15 hora local (10h15 de Brasília) com uma sessão de trabalho, após a qual os líderes procederão a uma foto e a um almoço.

Após uma segunda sessão plenária, de duração calculada de duas horas e meia, Obama oferecerá uma entrevista coletiva para informar as conclusões da cúpula, o que fechará a reunião."

FONTE: notícia divulgada hoje (25/09) pela agência espanhola EFE e também postada no portal UOL.

Nenhum comentário: