sábado, 26 de setembro de 2009

IPEA: EXTREMA POBREZA FOI REDUZIDA À METADE NOS ÚLTIMOS SEIS ANOS

"A renda dos brasileiros tornou-se menos desigual no período 2001-2008, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio que o IBGE divulgou na semana passada.

De acordo com o IPEA, de 2001 a 2008 a renda familiar per capita cresceu 8,1% ao ano entre os 10% mais pobres da população, enquanto entre os 10% mais ricos o crescimento foi de 1,4%. E a diferença de renda média dos 20% mais ricos para os 20% mais pobres caiu de 27 vezes em 2001 para 19 vezes no ano passado.

O IPEA concluiu também que a parcela de brasileiros em situação de extrema pobreza foi reduzida à metade durante o período 2003-2008. Contudo, quase 50 milhões de pessoas ainda vivem em famílias com renda mensal inferior a R$ 190.

Na opinião do pesquisador Sergei Soares, para acelerar o combate à desigualdade o governo deve insistir em programas como o Bolsa Família, continuar aumentando o salário mínimo, investir mais em educação e estimular a formalidade no mercado de trabalho.

“O indicado é que o país atue de forma a melhorar o sistema educacional e a reduzir a informalidade. E, claro, isso envolve também medidas que objetivem a redução da desigualdade racial e regional do país”.

Hoje, segundo o pesquisador, um brasileiro de família com renda per capita superior a R$ 4.400 por mês pode gastar, em três dias, o equivalente ao que um brasileiro do grupo mais pobre levaria um ano para gastar. “Apesar de estar registrando queda da desigualdade social num ritmo realmente bom desde 2001, o Brasil ainda é um monumento à desigualdade”, afirmou Sergei."

FONTE: publicado no portal "Vermelho" com informação do "Brasília Confidencial".

Nenhum comentário: