sexta-feira, 25 de setembro de 2009

EXÉRCITO DESENVOLVE "AVIÃO ESPIÃO" CONTRA O CRIME


Cabral examina o avião que, por controle remoto, pode ajudar a polícia

“Avião espião” contra o crime

Estado avalia modelo não-tripulado para vigiar áreas conflagradas


"Rio - A polícia do Rio pode ganhar mais um aliado voador no combate ao crime. Depois do helicóptero blindado, batizado de Caveirão voador, um avião não-tripulado foi apresentado ontem, no Palácio Guanabara, durante mostra de microempreendimentos desenvolvidos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Faperj).

O governador Sérgio Cabral se mostrou interessado no aeromodelo, que tem apenas 2,10 de envergadura e pesa 16 quilos, já abastecido. “Muito bom. Já tem para vender? Tenho certeza que vai ter cliente para ele”, brincou o governador com o capitão do Exército que participou do projeto. Depois, Cabral falou sério: “É uma invenção que pode muito bem ser usada por nós”.

Desenvolvido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) a um custo de R$ 35 mil, o avião é guiado eletronicamente e tem duas câmeras — uma que dá a visão do local onde ficaria o piloto e outra que monitora o solo, fornecendo imagens em tempo real. “Pode ser usado para controle ambiental, para o tráfego da cidade, ações de busca e salvamento e para monitoramento de áreas hostis”, explicou o militar.
O avião pode atingir uma altura de mil metros e percorrer um trecho de 60 quilômetros em até uma hora e meia. Uma das vantagens é que, a 200 metros de altura, o avião não pode ser ouvido, e a 500 metros sequer é notado, já que aparece como um ponto no céu.

Na mostra, foram apresentados também uma pistola elétrica, capaz de imobilizar uma pessoa, com descarga de 50 mil volts, e um centro de monitoramento para grandes eventos, que funciona dentro de um ônibus. No veículo, fica um sistema capaz de controlar câmeras e agentes posicionados em uma determinada área, para rápida tomada de decisões."

FONTE: reportagem de Marcelo Bastos publicada hoje (25/09) no jornal O Dia.

Nenhum comentário: