sexta-feira, 21 de março de 2014

Gleisi: "NÃO HAVERÁ RACIONAMENTO E ENERGIA NÃO VAI AUMENTAR"




"A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou na quinta-feira (20) a análise que a oposição e a grande imprensa fazem da situação do sistema elétrico nacional num período crítico como o atual, em que o nível dos reservatórios está baixo.


Gleisi: Brasil não corre risco de racionamento

Segundo ela, eles divulgam a falsa informação de que, por causa da escassez de chuvas, haverá racionamento e o valor da energia elétrica ao consumidor vai aumentar.

Mas, apesar da seca, garantiu, "o Brasil não corre o menor risco de racionamento ou suspensão no fornecimento de energia elétrica". Além disso, afirmou os consumidores não pagarão contas de luz mais caras. Ele salientou que o governo colocou em funcionamento as usinas termelétricas e investiu não só na geração, mas também na construção de linhas de transmissão, interligando o sistema elétrico nacional.

"Apesar de uma das situações mais críticas dos últimos 40 anos, nós estamos preparados estruturalmente para essa situação. Nós colocamos mais da metade do que existia, quer dizer, o dobro do que existia de megawatts disponível para geração de energia. Tínhamos 80 mil, hoje nós estamos com 126 mil. Nós tínhamos cerca de 73 mil quilômetros de linhas de transmissão. Hoje nós temos 116 mil. É um sistema interligado", afirmou."

FONTE: Agência Senado. Transcrito no portal "Vermelho" (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=238267&id_secao=1).

Nenhum comentário: