segunda-feira, 31 de março de 2014

TUCANOS QUEREM ALTERNÂNCIA DO PODER SÓ ONDE HOJE NÃO GOVERNAM




Do "Brasil 247"

DIRCEU CRITICA "CINISMO EM ALTA DOSE" DE SERRA [PSDB]

"O Blog do ex-ministro José Dirceu critica a análise que o ex-governador José Serra (PSDB) fez da mais recente pesquisa Ibope, que apontou uma queda na aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). "Interessante mesmo é a peculiar visão externada pelo ex-governador José Serra sobre alternância no poder. Ele defendeu alternância já no poder federal, a substituição do governo do PT. Mas não defende alternância em São Paulo, pelo contrário, onde o PSDB se reveza no poder estadual há 20 anos, com três governadores – ele, Geraldo Alckmin e Mário Covas", diz o texto.

Texto publicado no blog do ex-ministro José Dirceu, no sábado (29), critica a análise que o ex-governador José Serra (PSDB) fez da mais recente pesquisa Ibope, que apontou queda na aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Abaixo o texto na íntegra:

"Divergem mais uma vez, hoje, dois tucanos de alta plumagem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador paulista José Serra. Desde o início do ano passado, FHC lançou a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República e tornou-se o principal patrono dela, numa estratégia para alijar Serra da disputa pelo Planalto, para a "fila andar", como dizem alguns tucanos.

Mas hoje Serra e FHC divergem por outro motivo sobre a análise da pesquisa CNI/IBOPE divulgada semana passada. Na interpretação de José Serra, o levantamento indica que a presidenta Dilma Rousseff está "derretendo". Já para o ex-presidente tucano, o levantamento de opinião pública, a esta altura, não tem tanta importância assim porque "o cenário eleitoral ainda não está posto" – há tempos FHC tem essa posição de que a campanha eleitoral e a disputa presidencial só esquentem mesmo depois da Copa do Mundo, a partir de agosto.

Mas essa divergência entre os dois sobre a pesquisa nem é o que chama mais atenção nas notícias publicadas sobre eles pelos jornalões. Interessante mesmo é a peculiar visão externada pelo ex-governador José Serra sobre "alternância no poder". Ao falar sexta-feira, ele defendeu alternância já só no poder federal, a substituição do governo do PT. Mas não defende alternância em São Paulo, pelo contrário, onde o PSDB se reveza no poder estadual há 20 anos, com três governadores – ele, Geraldo Alckmin e Mário Covas.

Depois de defender a alternância no poder no Planalto, questionado se o mesmo deve ocorrer em São Paulo, onde o PSDB é governo desde janeiro de 1995 (1ª gestão Mário Covas), tergiversou e em seguida mudou o discurso: "Continua (em SP) PSDB ou não? Tem que escolher qual é a melhor saída. Não há lei a esse respeito, que seja obrigado a ter alternância de partido. Aqui (SP), não há nenhuma máquina sendo usada de maneira esmagadora para impedir alternância".


FONTE: jornal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/134936/Dirceu-critica-cinismo-em-alta-dose-de-Serra.htm).

Nenhum comentário: