sábado, 23 de agosto de 2014

À ESPERA DE PESQUISAS MENOS DEBOCHADAS

Do portal "Conversa Afiada":

Saiu no blog "Cafezinho":

Wanderley: À espera de pesquisas menos debochadas

"O professor Wanderley comenta a observação de Marina Silva, de que não entrou no avião por “providência divina” e diz que "aguarda “pesquisas menos debochadas” para avaliar o impacto imediato na distribuição das intenções de voto.

TEOLOGIA, NECROFILIA E SUSTENTABILIDADE

Por Wanderley Guilherme dos Santos, cientista político.

Artigo publicado no site "Manchetômetro".

"Em 16 de agosto, a então candidata a vice-presidente Marina Silva declarou ao jornal "Estado de São Paulo" que não estava no jatinho em que morreu Eduardo Campos, segundo a reportagem, “por providência divina”. Foi sua primeira declaração sobre o acidente, repetida, com variantes, em todas as suas declarações posteriores.

Espantou-me a teologia implícita na espiritualidade propagada pela missionária Marina Silva. O ardor com que defende a sobrevivência do mais humilde ser terreno, animal, mineral ou vegetal, indiferentemente aos custos do bem-estar do rebanho humano, imprimiu ao tema da sustentabilidade da saúde planetária um rigor imobilista de difícil adesão. Na parte humana de seus mandamentos, os vetos à mudança em costumes e aos experimentos científicos condenariam a espécie às tábuas atuais de causas mortis, intolerância social e crimes. A variante teológica de fundo parecia duramente reacionária.

Mas é ainda mais implacável a teologia da missionária Marina. Para preservar sua missão, providenciou um acidente que matou o candidato a presidente de sua coligação partidária (pois seu verdadeiro partido, o REDE, era declaradamente um mioma que esperava crescer no ventre do hospedeiro PSB), e todos os acompanhantes de Eduardo Campos, pilotos, repórteres, assessores, dos quais não se conhece a confissão religiosa, nem se haviam concordado em sacrificar a própria vida em nome dessa implacável e ególatra missão.

O noticiário tende a difundir a mesma necrofilia teológica, linguagem que a mídia escolheu para enquadrar o acidente e suas consequências político-eleitorais. As próximas pesquisas, menos debochadas, informarão qual o impacto imediato na distribuição das preferências pré-eleições."

FONTE: portal "Conversa Afiada"   (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/08/21/wanderley-espera-pesquisas-menos-debochadas/).

Nenhum comentário: