quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O ESTRANHO SILÊNCIO SOBRE O AVIÃO "CAIXA 2" DE MARINA/EDUARDO



O AVIÃO E A MENTIRA DO PSB. E, AGORA, COMO MANTÊ-LA?

Por RODRIGO LUCHIARI

"Se o PSB não comprovar a legalidade no uso da aeronave, o TSE terá a dura tarefa de julgar as contas do partido, pego em flagrante abuso do poder econômico.

Márcio França, presidente do PSB Paulista e tesoureiro da campanha de Marina, fez uma declaração que deixou todos atônitos: os documentos que comprovam a propriedade do avião, cuja queda ceifou a vida de Eduardo Campos e, por uma providência divina, poupou a de Marina, estão para sempre perdidos pois estavam dentro da aeronave.

Diante dessa afirmação do tesoureiro da campanha, forçoso concluir que sua ignorância quanto à propriedade da aeronave é confissão de que contrato de uso não há.

Ao TSE, ficou impossível apresentar uma prestação de contas que não seja uma peça de ficção. Como não se sabe quem era o proprietário da aeronave, não se pagou por seu uso, tampouco se emitiu recibo eleitoral por doação de bens permanentes, por total impossibilidade de identificação do doador.

Outro ponto que complica a situação da candidatura do PSB é a declaração do advogado da empresa A.F. Andrade no sentido de negar qualquer doação, e afirmar, corroborado por documentos, que o avião foi vendido para amigos de Eduardo Campos.

Mais um imbróglio também será prestar contas dos estimados R$ 1.200.000,00 de custos de operação da aeronave por seus 34 pousos e 118 horas de operação em favor da campanha do PSB.

Na primeira prestação parcial de contas, apesar dos gastos efetivos, nenhum centavo foi declarado. Para que esses gastos possam constar em sua prestação de contas, contratos deverão apresentar notas fiscais das operações emitidas para o proprietário e/ou locador da aeronave. O jornal "O Globo" já conseguiu pelo menos uma informação que complica ainda mais a história: as despesas no Aeroporto Santos Dumont foram pagas por uma empresa aparentemente de fachada, com sede em uma escola infantil no município de Campinas.

Se o PSB não comprovar a legalidade no uso da aeronave, o TSE terá a dura tarefa de julgar as contas do partido, pego em flagrante abuso do poder econômico. Os Tribunais têm sido muito rigorosos em casos de proporções muito inferiores. Como exemplo, o prefeito tucano cassado em Americana, por subfaturar os valores de produção de 75.000 exemplares de uma revista apresentando as realizações de seu governo; ou a prefeita petista de Cubatão por "abuso de poder político e de autoridade e utilização de meios de comunicação e propaganda eleitoral antecipada", porque "um jornal de bairro publicava matérias com as realizações da administração municipal".
Noves fora a questão eleitoral, outro balaio de gato promete complicar ainda mais os pessebistas. Caso o proprietário do avião apareça, o que segundo Márcio França, vale lembrar, seria impossível de acontecer, ele terá que explicar como obteve recursos para comprar a aeronave [segundo o JN de 26/08, um dos grandes doadores de recursos para a compra do avião da campanha, como declarado pelo PSB, tem sede numa peixaria num barraco de madeira em favela de Recife...]. [A aeronave] não poderia ser vendida, por pertencer a massa falida da A.F. Andrade. O advogado Celso Vilardi, que representa a empresa A.F. Andrade, disse que o avião foi repassado para João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e que as empresas BR Par Participações e Bandeirantes Pneus, de Apolo Santana Vieira, ficariam responsáveis pelo financiamento junto à Cessna. Disse mais, que os documentos foram enviados para a ANAC e que vai provar, nos inquéritos, que a aeronave já tinha novos donos e alega que "o que causa estranheza é que ainda não pediram documentos. Eu já disponibilizei esses documentos, já entrei em contato com a Polícia Federal no inquérito que foi instaurado e estou a disposição das autoridades para entregar os documentos".

Mais estranheza causa que, apesar das declarações do advogado terem repercutido na grande imprensa, nada mais se ouviu sobre a questão."

FONTE:
do jornal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/151340/O-avi%C3%A3o-e-a-mentira-do-PSB-E-agora-como-mant%C3%AA-la.htm). [Título, imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: