quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A AMÉRICA LATINA SE APROVEITA DA ‘DÉCADA PERDIDA’ DOS EUA



A região hoje já pulsa ao ritmo da China, mas os EUA ainda mantêm grande influência

No afã de “responder aos ataques” do 11 de Setembro, os Estados Unidos colocaram o Oriente Médio e a Ásia Central no topo de suas prioridades políticas. Nos últimos dez anos, essas regiões têm ocupado suas atenções, a que os historiadores se referem como "a década perdida".

Além de outras mudanças na conjuntura internacional, a América Latina também aproveitou essa distração do gigante americano para abrir as asas e buscar novos rumos políticos, diplomáticos, sobretudo, econômicos.

O resultado foi a eleição de governos latino-americanos menos palatáveis para Washington, a relação desses com outras nações um dia consideradas "exóticas" e a prioridade do intercâmbio comercial com a China.

Especialistas continuam discutindo as causas e os efeitos prolongados desse giro, mas o certo é que a região reafirmou sua identidade e independência. Muitos países revitalizaram suas economias e saíram relativamente ilesos da crise financeira de 2008, que continua afetando os EUA e a Europa.

PRECURSORES

"O 11 de setembro marca mais ou menos o momento em que a América Latina nasceu como verdadeira entidade independente", disse à “BBC Mundo” Larry Birns, diretor do “Conselho sobre Assuntos Hemisféricos”, COHA, de Washington.

Os precursores foram os governos de Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil, e Hugo Chávez, na Venezuela. O primeiro protagonizou intensa campanha para um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. O segundo destacou-se por seu “desafiante" [para quem?] "populismo radical” [sic].

Seguiram o mesmo caminho, guardadas as devidas proporções, governos como o do casal Kirchner, na Argentina, de Rafael Correa, no Equador, e o de Evo Morales, na Bolívia, entre outros na América do Sul. O mesmo ocorreu com Daniel Ortega, na Nicarágua, e Mauricio Funes, em El Salvador.

Larry Birns reconhece que essa tendência da "esquerda" latino-americana poderia estar em gestação antes, mas consequências do 11 de Setembro aceleraram o processo.

A consolidação dessa mudança é vista em organizações multilaterais como a UNASUL, que exclui os Estados Unidos e Canadá [obviamente, porque estes são do ‘UNANORTE’...].

"A região está emergindo como importante centro da política externa", diz o diretor do COHA. "A América Latina não é mais apenas um consumidor de eventos, mas também um gerador deles."

RITMO DA CHINA

Onde mais se nota a perda de hegemonia dos EUA sobre a região é na economia. A região estabeleceu fortes laços comerciais com outras potências emergentes e com blocos.

A falta de atenção de Washington para com o seu "quintal" tradicional custou aos EUA [a perda do] privilégio automático de ser o primeiro parceiro comercial da América Latina. As razões para tanto são variadas.

Para começar, os pactos comerciais que resultaram nos anos 1990 no NAFTA (entre EUA, México e Canadá) e no CAFTA (para a América Central) foram apenas parcialmente bem sucedidos. Ao fim dessa década, e ao longo dos anos 2000, a região começou a diversificar seus parceiros comerciais, voltando-se para a Europa.

Em seguida, a iniciativa de criar uma zona de "livre comércio" [para os EUA] do Alasca à Patagônia, a ALCA, nunca se materializou, enquanto que vários pactos bilaterais entre os EUA e outros países foram enfraquecidos ou não foram implementados.

A mudança mais significativa, no entanto, foi a emergência do Sudeste Asiático como polo de crescimento.

"A entrada da China na economia global é, sem dúvida, o evento mais importante neste período econômico que estamos vivendo", diz Augusto de la Torre, economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial.

Num primeiro momento, a emergência da China produziu efeitos adversos sobre as economias do México e da América Central, que perderam espaço no mercado dos EUA. Acreditou-se, inicialmente, que essa seria a tendência de toda a região.

A fase de desenvolvimento em que se encontra a China, no entanto, pelo fato de ser uma nação de renda per capita baixa e renda média em ascensão, faz do país um consumidor voraz de matérias-primas.

De la Torre ressalta que países que têm sua cadeia produtiva ligada às necessidades da China são os grandes beneficiários desse processo. Brasil, Peru, Chile, Argentina, Venezuela, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai são alguns dos países puxados pelo crescimento do gigante chinês.

O Panamá, por causa do canal, também se beneficiou com o grande fluxo de comércio internacional.

REPÚBLICAS DE BANANAS

"O que se nota é que a atividade econômica desses países pulsa mais com o ritmo da China que com o dos Estados Unidos, à medida que a China é agora o parceiro mais importante para alguns países como o Peru", diz o economista do Banco Mundial.

O comércio de ‘commodities’, no entanto, é uma faca de dois gumes para a América Latina, por ter sido "tanto a fonte de sua prosperidade como de suas ansiedades", disse De la Torre.

Para evitar os altos e baixos que fizeram os países da região ficarem marcados como “repúblicas de bananas”, é necessário uma política econômica destinada à diversificação, competitividade e criação de "conectividades", para permitir crescimento de longo prazo e em direções diferentes .

O diagnóstico do Banco Mundial é que, com poucas exceções, tem melhorado a capacidade das sociedades latino-americanas de gerir seus recursos através da melhoria de suas instituições.

De la Torre destaca o caso do Chile, que conseguiu lidar com as receitas da venda de cobre de forma "muito sábia e prudente", depositando o dinheiro em fundos de estabilização que foram desembolsados para manter a economia ativa durante a última crise financeira global.

Também o Brasil, dono de enorme riqueza mineral, tem boas perspectivas para administrá-la, por causa da maturidade de suas instituições.

RIQUEZA DE CONHECIMENTO

Para manter a bonança no longo prazo, o mais importante é transformar a riqueza derivada das matérias-primas em "riqueza do conhecimento", pontua De la Torre.

Seria seguir o exemplo do Japão após a Segunda Guerra Mundial e, agora, da China, que se beneficiaram da transferência de tecnologia dos países com quem tiveram forte comércio.

"Quando o “iPod” é montado na China, há um grande número de engenheiros chineses estudando como ele é feito e como poderia ser melhorado", diz o economista.

Essa foi uma relação que a América Latina não aproveitou quando os laços econômicos com os Estados Unidos estavam no auge.

"Nós ainda não desenvolvemos a capacidade de absorção de tecnologia, inovação de aprendizagem, e não temos políticas nacionais de fomento tão vigorosas como a dos asiáticos", diz Augusto de la Torre.

NOVA RELAÇÃO

Onde fica a relação com os EUA?

Os analistas reconhecem que houve um racha, mas o prognóstico geral é que as ligações continuem fortes, tanto política quanto economicamente, mas com perspectiva diferente.

"A América Latina quer expandir as suas opções", disse Geoff Thale, diretor do “Washington Office on Latin America”, WOLA, uma ONG que promove a relação “equilibrada” entre os EUA e seus vizinhos.

"Muitos países têm aprendido as lições da sua dependência política e econômica com os EUA e querem diversificar as suas relações", disse Thale.

No entanto, o analista destaca que as relações continuam a ser fundamentais e mutuamente benéficas.

"Em 2003, nos piores momentos entre Venezuela e Estados Unidos, em nenhum momento houve corte do fornecimento de petróleo, porque ambos dependem dele", lembra.

Thale ressalta que, apesar da retórica, todos os governos da América Latina, tanto os de direita quanto os de esquerda, querem bom relacionamento com o grande vizinho do norte.

O diretor da WOLA diz que Washington precisa dar mais atenção política à região para fortalecer seus laços.

A mudança está dada e alguns suspeitam que é irreversível.

Larry Birns, diretor do COHA, acredita que os laços permanecem, mas já não mais tão elásticos como antes.

"Uma coisa é certa: o status quo, aquele que existia antes de 2001, esse não existe mais", disse.”

FONTE: divulgado pela agência britânica de notícias BBC e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/2652/America-Latina-se-aproveita-da-‘decada-perdida’-dos-EUA) [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].


2 comentários:

Probus disse...

Pois é, só tem um erro mesmo esta matéria, a designação "UNASUL" é bem clara: União das Nações SUL Americanas e, é para afastar mesmo os PIRATAS do Norte mesmo e, o PARLASUL vai DISSOLVER a OEA de uma vez por TODAS. E o BANCO do SUL, o BID.

E, lógico, encaram Hugo Chávez como pária, até parece que o ORINOCO não está intrínseco a isso. Mas, vem mais US$ 4 bilhões de armas russas para Caracas em breve. Os piratas não gostam de atacar países armados.

Mas, de resto, a matéria até que é mesmo interessante:

"Uma coisa é certa: o status quo, aquele que existia antes de 2001, esse não existe mais".

NEM VAI MAIS EXISTIR.

Probus disse...

"...A instituição foi uma IDEIA lançada pelo presidente da Venezuela, HUGO CHÁVEZ, em 2007. Dois anos mais tarde, em setembro de 2009, os presidentes dos países deste grupo assinaram sua criação."

08/09/2011: CONGRESSO ARGENTINO RATIFICA CRIAÇÃO DO BANCO DO SUL

UOL Notícias

O Congresso Nacional argentino aprovou, nesta quarta-feira, o projeto que ratifica a criação do Banco do Sul, que conta com participação de sete dos países que integram o bloco Unasul - Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Venezuela, Equador e Paraguai.

A medida foi aprovada por unanimidade pelos 210 deputados do Congresso, depois de já ter recebido o aval do Senado.

Por conta disso, a medida já ganha caráter de lei na Argentina, mas ainda depende da aprovação dos Congressos de outros integrantes do grupo de países, como o Brasil, para entrar em vigor.

A criação do Banco do Sul agora já foi aprovada pelos Congressos de quatro dos sete países fundadores da instituição: Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina.

Além do Brasil, a medida ainda precisa ser ratificada pelo Congresso do Uruguai.

No Congresso argentino, a medida teve apoio tanto de parlamentares da situação e da oposição e foi uma iniciativa do governo da presidente Cristina Kirchner.

O deputado da oposição, Alfonso Prat-Gay, da Coalizão Cívica e ex-presidente do Banco Central, disse que a nova instituição financeira "vai estimular as obras de infraestrutura e de desenvolvimento" na região.

Sem poderes contra crise
No entanto, ele observou que o banco "não é um veículo para combater a crise internacional".

Para outro deputado, Miguel Giubergia, do partido opositor União Cívica Radical, a medida chega em boa hora.

"Neste cenário de globalização em que vivemos e nesta hora de incertezas internacionais, o Banco do Sul é uma boa notícia para os países da região", disse.

Na opinião, de outro parlamentar, Carlos Heller, do Novo Encontro, o Banco do Sul vai facilitar a integração regional e "busca fortalecer conceitos de soberania política e econômica frente ao mundo".

A previsão é que a instituição terá uma capitalização de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 11,6 bilhões) para "o desenvolvimento econômico e obras de infraestrutura" dos países da América do Sul.

Neste pacote financeiro inicial, a Argentina entrará, inicialmente, em 2012, com 400 milhões de pesos (cerca de R$ 157,5 milhões), segundo a agência oficial Telam.

Contribuições

A ideia é que Brasil e Argentina sejam os maiores contribuidores para o funcionamento do banco em seus cinco primeiros anos.

Outros países terão prazos maiores para contribuir, dez anos. O banco terá um conselho de ministros, um conselho administrativo e um conselho de auditoria.

A instituição foi uma ideia lançada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em 2007. Dois anos mais tarde, em setembro de 2009, os presidentes dos países deste grupo assinaram sua criação.

Além dos seis países que o integram, o Chile assinou o documento como observador da iniciativa que, segundo Chávez, cumprirá papel semelhante ao de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).