quinta-feira, 24 de março de 2011

ARGENTINA VÊ SABOTAGEM POR TRÁS DE APAGÃO AÉREO

           Um dos aviões da EMBRAER comprados pela AUSTRAL

“A aviação civil da Argentina, que teve terça-feira seus dois principais aeroportos fechados por quase oito horas, num dia de caos, normalizou-se em meio a denúncias de sabotagem no controle de tráfego aéreo da região metropolitana de Buenos Aires. A Justiça determinou investigação da denúncia, apresentada por seis sindicatos de trabalhadores do setor aéreo, de que a pane no sistema de comunicação entre com as aeronaves foi causada por manobra de dez controladores de voo.

Os sindicatos consideraram "suspeito" o fato de que a pane -primeira em 30 anos de uso dos equipamentos- tenha ocorrido menos de uma semana após a denúncia que fizeram ao Ministério da Defesa sobre a conduta de dez controladores de origem militar. O controle de tráfego foi desmilitarizado na Argentina em 2007.

"Esse setor tenta levar à opinião pública uma sensação de caos, porque quer separar a Austral da Aerolíneas Argentinas e vendê-las a um grupo empresarial", acusou Ricardo Fresia, secretário-geral da Associação Argentina de Aeronavegadores. A Austral é o braço de operações domésticas da Aerolíneas, reestatizada há dois anos.

Desde o fim de 2008, o governo injetou cerca de US$ 1 bilhão na recuperação da empresa, que continua tendo prejuízo e problemas operacionais. Segundo projeções da própria Aerolíneas, o equilíbrio em suas contas somente será alcançado em 2012 e ela entrará no azul apenas em 2013. Enquanto isso, tem prejuízo superior a US$ 200 milhões, justificado pela modernização da frota, que incluiu a compra de 20 aeronaves da Embraer.

Com o desgaste gerado pelos serviços mal avaliados da empresa, a Casa Rosada aventou, há duas semanas, a possibilidade de incorporar um sócio privado em sua gestão, com a possível venda de 50% do capital acionário. Ainda há uma disputa judicial: o grupo espanhol Marsans não foi indenizado pela estatização da empresa, em 2008, e reclama o pagamento.”

FONTE: reportagem de Daniel Rittner publicada no jornal “Valor Econômico” e transcrita no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/11_03/110323_07_vlr_sabotagem_ar.html) [imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: