quarta-feira, 30 de março de 2011

A HOMENAGEM A LULA EM LISBOA


LULA HOMENAGEADO EM LISBOA E COIMBRA

“Na cerimônia de doutoramento honoris causa, o ex-presidente brasileiro receberá (hoje) um anel de ouro, símbolo do seu compromisso com a Universidade de Coimbra.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem na Assembleia da República, em Lisboa, o Prêmio Norte-Sul, atribuído pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. A homenagem, que Lula recebeu ao lado de Louise Arbour, presidente do “International Crisis Group”, a outra galardoada, antecedeu outra importante distinção, a de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

O Prêmio Norte-Sul distingue anualmente personalidades que, pela sua ação e exemplo, contribuem para a promoção da solidariedade e interdependência mundiais. Lula foi escolhido este ano, segundo o Centro Norte-Sul, pelo dinamismo que imprimiu às relações Sul-Sul e por ter conduzido uma política externa apontada em promover, à escala mundial, a luta contra a pobreza, o desenvolvimento econômico e a igualdade social.

Hoje, quarta-feira, Lula recebe em Coimbra o doutoramento honoris causa pela Faculdade de Direito, uma honra que, há anos, seria inimaginável para um operário pobre e pouco instruído. Um dos símbolos dessa ligação definitiva que Lula passará a ter com uma das mais antigas universidades europeias é um anel de ouro português. Criado pelo joalheiro Antônio Cruz, o anel, maior do que o usual para estes casos, tem 13 gramas de ouro e um rubi cor de sangue de pombo, remetendo para as insígnias vermelhas do Direito.

A seu lado, Lula terá outra mulher que faz história no mundo, a atual presidente do Brasil. Dilma Rousseff efetua uma visita de três dias a Portugal, a convite do homólogo Cavaco Silva. A presidente visitou ontem, a título particular, a Universidade Coimbra, estando também presente na cerimônia de doutoramento do seu antecessor. De regresso a Lisboa, Dilma encontrar-se-á com o presidente da República e com o primeiro-ministro José Sócrates.”

FONTE: reportagem de Domingos G. Serrinha (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/lula-homenageado-em-lisboa-e-coimbra). Transcrita no blog de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-homenagem-a-lula-em-lisboa#more)

Nenhum comentário: