sábado, 26 de março de 2011

Historiador inglês: “LULA É O POLÍTICO MAIS BEM-SUCEDIDO DE SEU TEMPO NO MUNDO”


"O BRASIL DE LULA"

“Destaque da capa do novo "London Review of Books", o historiador Perry Anderson publica em dez páginas o ensaio "Lula's Brazil". Abre dizendo que, "contra o ditado inglês, nem todas as vidas políticas terminam em fracasso", mas é fato "raro":

"Hoje, há um só governante no mundo que pode reivindicar a realização, o ex-operário que em janeiro deixou de ser presidente do Brasil, com popularidade de 80%. Por qualquer critério, Luiz Inácio da Silva é o político mais bem-sucedido de seu tempo."

Atribui ao "conjunto excepcional de dons pessoais, uma mistura de calorosa sensibilidade social e frio cálculo político". Mas "nunca foi só triunfo pessoal" -citando "a extraordinária insurgência sindical que criou o primeiro -e único- partido político moderno do Brasil", uma "organização de massa".

O longo ensaio termina levantando dúvidas sobre "progresso sem conflito". Mas o historiador [a tucana 'Folha', direitista, o rotula como 'marxista'] afirma que, no Brasil, "se a melhoria passiva virasse intervenção ativa, a história teria outro fim".

FONTE: jornal “Folha de São Paulo”, na coluna “Toda Mídia”, de Nelson de Sá (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2503201109.htm) [título, imagem do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: