domingo, 27 de março de 2011

LULA ROUBA A CENA NO URUGUAI

       (clicar para ver a imagem, caso ela não já esteja exposta)

LULA ROUBA A CENA NO 40º ANIVERSÁRIO DA FRENTE AMPLA NO URUGUAI

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi na sexta-feira, no Uruguai, a estrela absoluta dos festejos pelo 40º aniversário do primeiro ato político da coalizão governista Frente Ampla, participando da cerimônia como orador principal.

A presença do ex-líder deixou em segundo plano até a participação do presidente do Uruguai, José Mujica, e a de seu antecessor no cargo, Tabaré Vázquez, as duas figuras mais queridas da política do país e referências consagradas da coalizão.

Diante de auditório lotado no Palácio Peñarol, composto por militantes e ativistas da Frente Ampla (FA), do governo uruguaio em peso e de representantes eleitos da coalizão, Lula foi só carisma e elogios para com seus anfitriões, que devolveram a gentileza louvando sua figura e seu papel como presidente do Brasil.

Em português, já que o público recusou o uso de um tradutor, Lula elogiou o papel e a influência que a coalizão -uma heterogênea mistura de partidos que abrange desde o Partido Comunista à democracia cristã- teve em seus 40 anos de história em todos os partidos de esquerda da região e sua qualidade como "uma organização plural profundamente democrática".

Além disso, o ex-líder ressaltou a "coerência" e a "determinação" que a FA sempre defendeu, em seus 40 anos de vida política, uma "qualidade" pela qual tiveram que pagar um "preço" durante a ditadura militar (1973-1985).

"A Frente foi também o fator decisivo para o estabelecimento da democracia política no Uruguai, muito tempo antes de conquistar a Presidência", afirmou o ex-metalúrgico sob os aplausos entusiasmados dos uruguaios.

Nesse sentido, Lula destacou que, em muitos aspectos, a FA foi uma "inspiração" para o Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos maiores defensores, na região, da integração latino-americana.

Além disso, o ex-presidente considerou essencial o papel da FA para evitar que o Estado uruguaio fosse "desmontado por insensatos adoradores do mercado", e ao mesmo tempo elogiou seus esforços para transmitir "que o socialismo não avançará nunca se não for radicalmente democrático".

"A democracia política, econômica e social são valores centrais da Frente", afirmou.

Um dos que mais aplaudiram o discurso foi o presidente Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro que passou mais de 13 anos preso durante a ditadura e que considerou Lula exemplo a ser seguido.

Antes da cerimônia, Lula aproveitou para se reunir com Mujica na embaixada do Brasil para debater a integração política e comercial entre os dois países.

Após esse encontro, Lula afirmou que "Mujica é, para os latino-americanos, o que Mandela foi para os africanos. Foi perseguido por tanto tempo, esteve preso, e quando voltou à política estava melhor, mais generoso, agindo com o coração", uma afirmação que voltou a repetir no comício para o aplauso dos presentes.

Por sua vez, Mujica se disse "mais do que honrado e comovido" pela visita de Lula, pessoa que, segundo ele, sempre esteve "preocupado com as pessoas" e que "alcançou justiça social muito grande".

"Nós que somos de esquerda sempre andamos apressados, mas também é preciso caminhar firme (...). Lula nos deixou um exemplo", afirmou o presidente uruguaio.

Antes do discurso, que foi concluído com palavras do presidente da Frente Ampla, Jorge Brovetto, Lula também se reuniu com os líderes da formação em sua sede em Montevidéu e se encontrou com o ex-presidente Tabaré Vázquez em sua residência privada.”

FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE e transcrito no blog do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-rouba-a-cena-no-uruguai#more) [imagem do google adicionada por este blog].

2 comentários:

Nikacio Lemos Bitencult disse...

UMA VAIDADE DUENTIA !!!!

O Caso da vaidade duentil de Lula, não é apenas por sua vaidade duentia, é também por sua cara de pau insuperável.
Hoje ele depende dos países vizinhos de pouca expressão para aparecer na midia.
Amanha terá que se contentar com cidades e municipios do Brasil. kkkkkkkkkkkkkkk
A depressão que afeta o ex presidente Lula fica cada vez mais evidente!!!

Para alimentar sua vaidade ridicula e duentia , Lula busca nos países vizinhos e da Africa(PAÍSES DE POUCA EXPRESSÃO MUNDIAL) aparecer na mídia.
No fundo Lula gostaria é que o primeiro mundo( USA e EUROPA) lhe dessem essa oportunidade, mas essa oportunidade através do primeiro mundo é impossível porque o primeiro mundo não tem facilidade em bajular e compactuar com corruptos, mentirosos, e amigos de ditadores .
Felizmente, Lula vai ter que se contantar com os países vizinhos e da Africa os quais são baba ovo de pouca expressão.
Depender do primeiro mundo para se promover e se manter na mídia é praticamente impossível !!!!!
Lula sabe que o primeiro mundo não bajula mascarado, mentiroso e corrupto, Por isso ele busca os pobres vizinos e países da Africa para ser bajulado já que esses países de pouca expressão não ligam se Lula fez o governo + corrupto na histótria do Brasil. Não ligam se Lula se alia a ditadores e Corruptos . Não ligam se Lula virou as costas para os Boxeadores cubanos e para os presos politicos em Cuba. Não Ligam se Lula deu abrigo e protege no Brasil um Terrorista e Assassino(Cesare Batistti) .
Não çligam se Lula tentor por várias vezes em seu governo censurar a imprensa, imprensa essa que hoje ele precisa para atender sua vaidade duentia.
Enfim, os países de pouca expressão, não ligam se o homenajeado é sem caráter, desconhece a Honestidade e a verdade .

Fui..
Nikacio Lemos
23 anos

Unknown disse...

Nikacio,
Compreendo que você está bem informado, mas somente pela "grande" mídia brasileira. Parece que boa parte do mundo não concorda com você. No exterior, inúmeras revistas e jornais importantes da Europa e Estados Unidos volta e meia enaltecem os feitos de Lula. Não é somente no Uruguai. Já reproduzimos neste blog várias dessas reportagens.
A propósito, ontem, postamos texto sobre destaque da capa do novo "London Review of Books", no qual o historiador Perry Anderson publica em dez páginas o ensaio "Lula's Brazil". Ele expressa: "Por qualquer critério, Luiz Inácio da Silva é o político mais bem-sucedido no mundo, de seu tempo."
Maria Tereza