sexta-feira, 25 de março de 2011

HONDURENHOS CONDENAM POSTURA DOS EUA SOBRE GOLPE


“A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) condenou, quinta-feira (24), os intentos dos Estados Unidos de legitimar o golpe de Estado em Honduras, em comunicado emitido por motivo do giro do presidente Barack Obama pela América Latina.

O projeto norte-americano é "impor pela força e em seguida validar por meios diplomáticos uma ditadura obediente a seus interesses econômicos, que entrega o país e serve como plataforma militar para atacar as mudanças na região", denunciou o texto.

Cerca de 200 membros de organizações populares, indígenas e camponesas de Honduras viajaram a El Salvador, por ocasião da visita de Obama, para condenar a cumplicidade de Washington no golpe de Estado.

Em 28 de junho de 2009, o presidente constitucional de Honduras Manuel Zelaya foi sequestrado e trasladado à base norte-americana de Palmerola, de onde foi levado à força para a Costa Rica.

"Sem a autorização do Pentágono, Zelaya não teria sido trasladado a Costa Rica", advertiram os manifestantes.

Quase dois anos depois daqueles episódios, continuam em Honduras a repressão e as violações dos direitos humanos, denunciou a FNRP.

Contudo, a organização advertiu que os funcionários norte-americanos tentam mostrar a existência de governo com respaldo da população que teria corrigido os erros de seu antecessor e conseguido a estabilidade política.

O comunicado da frente também expressa seu repúdio à agressão dos Estados Unidos e países europeus contra a Líbia.

"É claro que o paradigma de dominação dos países mais poderosos sobre o resto da humanidade continua a ferro e fogo e está disposto a ignorar qualquer norma internacional e a desrespeitar a vida dos seres humanos em todo o mundo", concluiu a FNRP.”

FONTE: divulgado pela “Prensa Latina” e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=150235&id_secao=7) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: