domingo, 27 de março de 2011

BRASIL REAFIRMA COMPROMISSO COM MERCOSUL E COM INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA

    (clicar para ver a imagem, caso ela não já esteja exposta)

“A presidenta Dilma Rousseff reafirmou, na sexta-feira (25/3), por meio de nota oficial sobre os 20 anos da assinatura do Tratado de Assunção, o “interesse prioritário do Brasil no contínuo fortalecimento do Mercosul e no aprofundamento crescente da integração regional sul-americana”.

A presidenta lembrou que o tratado –que deu origem ao Mercosul– surgiu do desejo de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se unirem em torno de um projeto de integração regional, baseado na criação de união aduaneira e na maior coordenação de políticas comerciais e econômicas.

Segundo ela, nesse período, o Mercosul acumulou muitos e significativos progressos, que transcendem a área econômico-comercial e se estendem às esferas social, cultural e política”.

Veja abaixo íntegra da nota à imprensa sobre os 20 anos de assinatura do Tratado de Assunção:

Estamos comemorando (sábado, dia 26) os vinte anos da assinatura do Tratado de Assunção, que criou o Mercado Comum do Sul. Em 26 de março de 1991, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai decidiram se unir em torno de um projeto de integração regional, o Mercosul, baseado na criação de uma união aduaneira e na maior coordenação de políticas comerciais e econômicas.

O Mercosul acumulou, ao longo dos últimos vinte anos, muitos e significativos progressos, que transcendem a área econômico-comercial e se estendem às esferas social, cultural e política.

O Protocolo de Ouro Preto, adotado em 1994, permitiu o aperfeiçoamento das estruturas institucionais do bloco. A constituição do Fundo para a Convergência Estrutural (FOCEM), destinado a corrigir as assimetrias entre os Estados-Partes, é elemento-chave para o êxito dos objetivos de integração do Mercosul. A associação de Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador ao Mercosul e a perspectiva de próxima conclusão do processo de incorporação da Venezuela como membro pleno são importantes fatores de enriquecimento de nosso projeto.

No aniversário de vinte anos do Tratado de Assunção, tenho a satisfação de reafirmar o interesse prioritário do Brasil no contínuo fortalecimento do Mercosul e no aprofundamento crescente da integração regional sul-americana
”.

Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/brasil-reafirma-compromisso-com-mercosul-e-com-integracao-sul-americana/) [imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: