quinta-feira, 31 de março de 2011

SÃO PAULO É A 1ª CIDADE DO HEMISFÉRIO SUL EM PRODUÇÃO CIENTÍFICA


SP SOBE 21 POSIÇÕES NO RANKING MUNDIAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA POR CIDADES

ENTRE 1996 E 2008, FOI DO 38º AO 17º LUGAR, DIZ ESTUDO BRITÂNICO


“São Paulo é agora a única cidade do hemisfério Sul entre as 20 que mais produzem artigos científicos no mundo, diz novo estudo. Ela subiu 21 posições desde 1996.

Ao conseguir centralizar o rápido crescimento da atividade científica brasileira, diz a “Royal Society” (a academia nacional de ciência britânica), São Paulo se destaca entre as cidades em ascensão, especialmente por causa da FAPESP, órgão que fomenta a pesquisa no Estado.

Os britânicos ressaltam que a Constituição paulista obriga o Estado a repassar 1% da sua receita tributária ao órgão e cita o seu diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, dizendo que, por isso, "provavelmente nenhuma outra agência de fomento no mundo inteiro tem tal segurança e autonomia".

Eles estão preocupados, porém, com "as reduções significativas no orçamento de ciência em 2011" do país.

O Ministério da Ciência e Tecnologia deve ter um corte de cerca de R$ 1,7 bilhão.

"É preocupante, mas em São Paulo 65% do dinheiro para a ciência é estadual, contra uma média de 20% no resto do país", diz Brito.

Além disso, é citada a barreira do português, língua na qual muitos cientistas brasileiros ainda publicam, mas que é pouco amigável para a colaboração internacional.

A subida da capital paulista só foi ofuscada por cidades chinesas que também entraram no top 20, como Nanquim, que subiu 66 posições.

Além de São Paulo e Nanquim, a lista tem outras quatro cidades chinesas, cinco americanas, as cinco principais capitais europeias, Moscou, Toronto, Seul e Tóquio.

No que se refere ao crescimento chinês, o relatório sugere uma revisão da previsão de que o país ultrapassaria os EUA em número de artigos publicados depois de 2020. Pelo andar da carruagem, isso acontecerá já em 2013.”

FONTE: "Folha de São Paulo" (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe3003201103.htm) [título e imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: