quarta-feira, 30 de março de 2011

ZÉ ALENCAR, A DIGNIDADE VENCEU O PRECONCEITO


“Em junho de 2002, quando o preconceito contra o candidato Lula e o ódio a seu partido, o PT, eram inoculados diuturnamente na opinião pública pelas trombetas da orquestra midiático-tucana, um empresário rico, bem-sucedido, aceitou transformar-se em antídoto ao veneno difamatório.

Tornou-se vice na chapa do operário metalúrgico. Filho de Muriaé (MG), dono do maior complexo têxtil do país, a Coteminas, o então senador José Alencar, o Zé, como Lula passou a chamá-lo carinhosamente, sabia muito bem o que estava fazendo. A voz grave e pausada de quem conhece o manejo criterioso da pontuação oral tornou-se aos poucos portadora de mensagens que muitos de seus pares, majoritariamente engajados então na candidatura de José Serra, estremeciam só de ouvir. Em parte, a esquerda petista também se surpreendeu; aos poucos trocaria o preconceito pelo respeito afetuoso.

"Nacionalismo não é xenofobia, é interesse pelo próprio país", disparava em entrevista ao site da campanha Lula Presidente, em julho de 2002. “Podemos abdicar de nossas fronteiras econômicas?, questionava na mesma ocasião, indagando sobre a ALCA, agenda prestigiosa então, majoritariamente defendida pelo conservadorismo pró-Serra. "Mas e as fronteiras políticas?" arguia mineiramente. "Vamos ter um só Presidente da República no mundo globalizado? Será que ele vai defender nossos interesses? Uma só moeda? Quem vai controlá-la? Uma só política monetária? Sabemos que não é assim", respondia então com o mesmo sorriso maroto que arrematava as interrogações provocativas. "Se não é assim, continuamos a existir como país. Não podemos abdicar de nossas fronteiras e obrigações políticas".

Por essas e por outras, Lula, na passagem para o segundo turno em outubro de 2002, num debate com delegações estrangeiras, brincou: "Às vezes, eu preciso lembrar o Zé que é para ele ficar a minha direita, não a minha esquerda".

José Alencar faleceu ontem em São Paulo, aos 79 anos de idade.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” em 29/03/2011 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].

2 comentários:

Darkkann disse...

os petistas não poupam criticas ao capitalismo, mas rasgam elogios a josé alencar, que é, antes de tudo, um grande capitalista. será porque ele foi aliado do lula, companheiro iluminado cujas companhias são sempre pessoas iluminadas, a seu reflexo?

Unknown disse...

Darkkann,
Seu interessante comentário pode ser usado em aulas de filosofia, como exemplo de sofisma.
Maria Tereza