quinta-feira, 24 de março de 2011

USINAS ATÔMICAS SÃO ESSENCIAIS PARA A AUTOSSUFICIÊNCIA DO BRASIL EM ENERGIA

Angra 1

PRESIDENTE DA ELETRONUCLEAR CRITICA ENTIDADES QUE DEFENDEM APENAS FONTES DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR PARA O BRASIL

“O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, afirma que não há como o Brasil ser autossuficiente em termos energéticos, fazendo uso apenas de energia eólica e solar. Na avaliação dele, o país não pode abrir mão, até pelas vantagens geográficas que tem, da energia nuclear, apesar dos riscos que ela possa implicar.

O Brasil precisa de toda forma de energia. Quem diz que o país pode explorar apenas energia eólica e solar não tem o menor conhecimento sobre planejamento energético. É muito amadorismo afirmar isso”, argumentou Othon que participou ontem (23) de audiência pública organizada de forma conjunta por diversas comissões do Senado. “A maioria da população brasileira vive em cidades, onde, até [para ter] saneamento, precisa de energia para funcionar”, justificou.

Segundo o presidente da Eletronuclear, a tragédia ocorrida no Japão e a infraestrutura das usinas japonesas são bem diferentes da situação das usinas nucleares brasileiras. “Antes de tudo, entre os terremotos em área popular, o do Japão foi o maior da história”, contextualizou Othon.

No que se refere à estrutura [das usinas japonesas], as centrais nucleares responderam bem ao terremoto”, disse se referindo ao fato de que os problemas nas usinas japonesas foram em consequência do corte no fornecimento de energia e do aquecimento dos reatores.

Ele acrescentou que o tipo de reator adotado no Brasil é diferente e tem maior nível de segurança. Ele pondera, entretanto, que “não existe nada no mundo 100% seguro, o que buscamos fazer é nunca ficar satisfeitos com a segurança”, explicou. “O que mais matou no Japão foi teto de casa caindo na cabeça das pessoas. Nem por isso se proibirá construir tetos no país.

                       Esquema de uma usina nuclear

Othon reiterou que um terremoto como o do Japão não poderia ocorrer no Brasil. A probabilidade, segundo ele, “é praticamente zero” uma vez que o país está distante das bordas das placas tectônicas. A situação, afirma o especialista, é mais tranquila porque o tipo de sismo do Atlântico Sul não provoca tsunamis, já que as placas da região estão se afastando enquanto as do Japão se chocam. “Além disso, as usinas brasileiras não precisam de eventos externos para resfriar seus reatores”, acrescentou.”

FONTE: reportagem de Pedro Peduzzi publicada pela Agência Brasil (edição: Lílian Beraldo) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-23/presidente-da-eletronuclear-critica-entidades-que-defendem-apenas-fontes-de-energia-eolica-e-solar-pa) [imagens do google adicionadas por este blog].

3 comentários:

SolarBlog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pabllo disse...

Não são não...
O Brasil tem um grande potencial para hidrelétricas e energias limpas como eólica e solar, que poderiam servir de auxiliar. Porque o senhor não nos explica para onde vai o "lixo" de uma usina nuclear? Aquele que ninguém sabe o que fazer, e varre pra debaixo do tapete literalmente...
Não enguliremos esse lobby! Esse não!

Unknown disse...

Pabllo,
Há, realmente, fortíssimos lobbies atuando. O autor do artigo não foi explícito o suficiente para expor que o lobby pró-usinas nucleares está inviabilizando as hidrelétricas no Brasil, não somente as na Amazônia.
Análises e exigências "ambientais" são necessárias. Porém, têm sido dolosamente utilizadas para levar o Brasil ao colapso energético, condenando-nos à pobreza extrema com impedimentos estranhos (pererecas, bagres, papagaios, horta ou pesca de alguns ribeirinhos) para a construção de hidrelétricas.
Todos sabem, mas fingem não saber, que as energias eólica e solar, com as tecnologias já existentes ou antevistas, no máximo serão paliativas.
Sobraria a única solução: energia nuclear. Contudo, expurgando-se os lobbies, compreendo também que, em muitos países e, mesmo, regiões do Brasil, ela já é a melhor ou a única solução.
Maria Tereza