Banco dos BRICS é o primeiro passo para desdolarizar a economia mundial
"Os BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] poderão passar a ser, na prática, alternativa competitiva para o atual sistema econômico da hegemonia norte-americana. E ainda mais, os BRICS são capazes de tomar o seu lugar". Essas são algumas considerações manifestadas por Peter Koenig, economista norte-americano e ex-funcionário do Banco Mundial.
"Efetivamente, já chegou a hora para que um novo sistema monetário e econômico substitua o atual Banco Mundial, que é uma espécie de cassino gigante, um projeto de pilhagem com base no dólar, concebido por Wall Street... Esse sistema está à beira de um abismo ainda mais profundo do que a depressão da década dos 1930", afirma Koenig, sabendo que seis bancos norte-americanos controlam, no presente momento, dois terços de todos os ativos bancários mundiais (em 2008, eram pouco mais de 40%)".
FONTE: da "Voz da Rússia". Transcrito no portal "Vermelho" (http://www.vermelho.org.br/noticia/254009-2).[Título,ajustes de forma na linguagem e trecho entre colchetes introduzidos por este blog 'democracia&política'].
Nenhum comentário:
Postar um comentário