A Folha de São Paulo ontem publicou a seguinte reportagem do jornal “Agora”:
ESPERA PARA LEVAR UM MODELO POPULAR PODE PASSAR DE 30 DIAS EM REVENDAS EM SP
FALTA DE CARROS PARA PRONTA ENTREGA TAMBÉM ATINGIU O SETOR DE VEÍCULOS NOVOS, DEVIDO À QUEDA NA PRODUÇÃO E AO AUMENTO DA DEMANDA
“A fila de espera para comprar um carro popular chegou ao setor de usados na capital e pode passar de 30 dias para os consumidores à procura dos modelos mais disputados. Os modelos flex 1.0 fabricados entre os anos 2005 e 2008 são os que mais faltam nos estoques das concessionárias. Os quatro portas também são disputados.
Em cinco concessionárias consultadas ontem, os usados em falta são Celta, Ford Ka, Palio, Fiesta, Corsa Sedan, Gol e Fox. Clientes que têm exigências quanto a cor, modelo e quilometragem podem esperar mais de um mês.
Nas 45 lojas da Chevrolet na Grande SP, os usados mais procurados são Celta, Ford Ka e o Fiat Palio 1.0.
A espera média de 25 dias para diversos populares novos reduziu a oferta de usados, já que quem vai trocar de carro espera pelo novo para deixar o usado na loja. Além disso, a queda dos preços também fez com que muitos consumidores desistissem da venda do carro.
Para o gerente regional de vendas da GM, Rodrigo Rumi, a desvalorização dos usados acompanhou os preços dos novos, que, desde dezembro, têm redução e isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Segundo gerentes de concessionárias, só neste mês os donos de veículos estão voltando a negociar a venda dos usados. "Passado o impacto da desvalorização, os clientes perceberam que há uma nova realidade de preços", diz Cesar A. Del Negro, supervisor de vendas da Anhembi, da Chevrolet.
Segundo a Anauto-SP (associação dos auto-shoppings), as vendas em fevereiro estão em recuperação.
Segundo a GM, os novos se desvalorizaram em até R$ 2.000, e os usados, em até R$ 4.000.
Na Ford Highway, da Vila Prudente (zona leste), o Ka 2007 caiu de R$ 21 mil para R$ 18.500. Segundo o gerente da Fiat Amazonas Sumaré, em Perdizes, o estoque de usados caiu de 230 carros em fevereiro de 2008 para 80 neste mês. Para a Fenabrave (federação de veículos), a falta será normalizada com a regularização da entrega dos novos.
CARROS NOVOS
Por conta da queda na produção e do aumento nas vendas no começo deste ano, as concessionárias sentiram também a falta de carros novos para pronta entrega.
O problema afetou especialmente modelos populares, como o Fiat Uno, o Fiat Palio e o Ford Ka, os três na lista dos dez mais vendidos.
A falta de modelos foi consequência do corte de 54% na produção das montadoras em dezembro passado em relação ao mesmo mês de 2007. Por outro lado, a demanda por veículos ganhou fôlego na passagem de 2007 para 2008 com a queda no IPI e a oferta de crédito.”
COMENTÁRIO DE PAULO HENRIQUE AMORIM EM SEU SITE “CONVERSA AFIADA”:
Saiu na Folha (*), pág B10 (isso não é assunto que mereça primeira página…):
“CONSUMIDOR ENFRENTA FILA PARA COMPRAR CARRO USADO. Espera para levar um modelo popular pode passar de 30 dias em revendas de São Paulo.
Com corte de IPI, venda de veículos já se aproxima do nível de 2008 … Nos primeiros 45 dias deste ano, foram vendidos 300 mil automóveis comerciais, apenas 500 a menos do que no mesmo período de 2008…
Fenabrave – Na primeira quinzena deste mês, as vendas de automóveis … cresceram 7% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos).”
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