quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PETROBRAS BATE RECORDE DE PRODUÇÃO EM JANEIRO

O portal UOL postou ontem, no início da noite, a seguinte reportagem de Cirilo Junior da Folha Online, no Rio:

“A Petrobras registrou em janeiro produção doméstica média recorde em um mês, na história da companhia. Foram extraídos 1,923 milhão de barris/dia dos campos nacionais, alta de 2,5% frente aos 1,876 milhão de barris/dia observados em dezembro.

É a primeira vez que a produção média mensal da estatal ultrapassa a marca de 1,9 milhão de barris/dia. O recorde anterior havia sido registrado em setembro de 2008, quando a média foi de 1,897 milhão de barris/dia.

Segundo a Petrobras, o volume recorde na produção de petróleo no Brasil foi obtido em função, principalmente, da entrada em produção da plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, e também pelo início da extração de óleo em novos poços no campo de Marlim, na mesma bacia.

Somada a produção internacional de 122 mil barris/dia no exterior, a produção de petróleo da Petrobras em janeiro foi de 2,045 milhões de barris/dia. A produção internacional de petróleo da estatal caiu 11% em janeiro, devido à menor produção na Argentina e à menor participação no bloco 18, no Equador.

Já a produção de gás natural no Brasil caiu 9,8% em janeiro na comparação com o mês anterior, ficando em 47,095 milhões de metros cúbicos/dia. A estatal atribuiu a redução à menor demanda do mercado. Na semana passada, a diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Foster, havia explicado que a crise vinha reduzindo de forma significativa o consumo industrial de gás no país.

No exterior, a produção de gás natural caiu 2%, ficando em 15,762 milhões de metros cúbicos/dia. A queda, segundo a Petrobras, ocorreu pela menor produção constatada na Bolívia.

Ao todo, a produção de petróleo e gás da companhia, somados os campos nacionais e internacionais, chegou a 2,434 milhões de boe/dia (barris de óleo equivalente/dia), 1,4% acima dos 2,400 milhões de boe/dia registrados em dezembro.”

Nenhum comentário: