terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ARUKA PARA JOSÉ ALENCAR

O seguinte artigo da ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi publicado ontem na Folha de São Paulo:

“Tem-me impressionado bastante a surpreendente saúde, e não a doença, do vice-presidente José Alencar. Só tendo excelente saúde para enfrentar com tamanha determinação uma doença agressiva e dar contínuas respostas positivas a seus ataques. Pode parecer contraditório, mas José Alencar mostra de maneira comovente que, para encarar uma situação dessas, é preciso ser muito saudável.

Pela tranquilidade e pela maneira direta com que fala de seus problemas, ele nos diz, implicitamente, que ter saúde é uma combinação de fatores que vai além do meramente físico e é um estado que não se perde em face da instalação de um mal. Ao contrário, é aí que faz a diferença.

Com sua força mental e espiritual, ele passa tranquilidade e a mensagem de que sua essência saudável está intacta e é ela quem está no controle do processo, e não a doença. Sua disposição para a vida em abundância, como disse Jesus, parece ser a proteção contra a adversidade, o que o mantém continuamente forjando dentro de si a potência para reagir a cada nova internação, cirurgia ou sessão de tratamento.

Muitos brasileiros devem estar sendo positivamente influenciados por essa postura. Não só os portadores de doenças graves, mas sobretudo aqueles fisicamente sadios, porém acometidos do desânimo do espírito, de falta de garra para viver. Ele desperta, com sua luta, a atenção das pessoas para suas próprias capacidades internas.

Quando eu estava à frente do Ministério do Meio Ambiente, sempre que José Alencar assumia a Presidência da República e havia alguma medida a tomar na área ambiental, por mais simples que fosse, ele fazia questão de conversar pessoalmente antes de assinar, conferindo minha opinião sobre tudo. Dessa convivência, aprendi que o vice-presidente é uma pessoa muito acessível e acolhedora, segura e disposta a ouvir. Sem ostentação, em nada transparece o homem rico ou o detentor de poder político. Ele passa, sobretudo, fortaleza moral.

Recentemente, pesquisando na "Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia", deparei-me com um estudo sobre as variações da palavra saúde no hebraico, no grego e em várias línguas antigas. A que achei mais apropriada para o vice-presidente é "aruka", uma variação do hebraico que se refere à capacidade do organismo de reparar seus tecidos atingidos, renovando-os.

A força do espírito, a disposição de viver, José Alencar tem. Sobre essa base é que os médicos têm atuado e obtido bons resultados. E o Brasil torce, reza e ora a Deus para que a aruka da alma de nosso vice-presidente se expresse em seu físico.”

Nenhum comentário: