sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PAIOL DA AERONÁUTICA COM PÓLVORA E ARMAS EXPLODE

Li ontem na Folha de São Paulo a seguinte reportagem de Fábio Amato, da agência Folha, em São José dos Campos, e Matheus Pichonelli, da agência Folha:

“MORADORES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RELATARAM TER OUVIDO BARULHO MUITO FORTE

Após três explosões, uma pessoa ficou levemente ferida, um vigia chegou a desmaiar e funcionários tiveram de evacuar o prédio

Uma série de explosões em um dos paióis de armas do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (91 km de São Paulo), deixou uma pessoa levemente ferida ontem à tarde.

Testemunhas relataram que o barulho provocado por elas foi muito forte e pôde ser ouvido em diversos pontos da cidade. A fumaça também podia ser vista à distância.

"Ouvimos três explosões muito fortes. Em seguida, recebemos a ordem para evacuar os prédios e nos mandaram para casa", disse um funcionário do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) ouvido pela reportagem que não quis se identificar.

O paiol fica dentro do IAE, braço da instituição responsável por projetos como o do desenvolvimento do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

De acordo com o CTA, havia pólvora e armamentos dentro do local atingido. Não foi informada a quantidade. No momento da explosão ninguém estava dentro do local. Um vigia que estava do lado de fora desmaiou, mas não se feriu. Uma pessoa ficou levemente ferida com escoriações provocadas por estilhaços de vidro.

"TUDO TREMEU"

Minutos após a explosão, a região próxima ao CTA foi tomada por vizinhos e curiosos em busca de informações sobre o que estava ocorrendo.

"Nunca vi uma coisa assim. Foi horrível. A rua inteira estremeceu. Na hora pensei que um avião tivesse caído", disse Joaquim Ribeiro, 55, dono de uma loja de autopeças vizinha ao CTA.

Na hora do estouro, cerca de 30 clientes de um restaurante vizinho dali saíram para ver o que acontecia. Uma funcionária, que estava em um escritório, pensou que se tratava de alguém tentando invadir o local com socos e pontapés.

"Em uma hora, deu pra ver uma peça do tamanho de um carro voando na altura de um prédio grande. Tudo tremeu", disse o gerente do restaurante, Jaede de Toledo Santos, 30.

A Aeronáutica informou que deu início às investigações para descobrir o que provocou as explosões. O Corpo de Bombeiros informou que enviou para o local quatro carros e 11 homens, que atuaram no combate ao incêndio que atingiu a mata ao redor do paiol. O fogo foi contido ainda ontem à tarde.”

No site da Aeronáutica encontrei, sobre o mesmo tema, a seguinte nota:

INCIDENTE EM PAIOL NO CTA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O Comando da Aeronáutica informa que, hoje (18/02), por volta das 14h15, houve uma seqüência de queima de materiais explosivos em um dos paióis do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Uma pessoa teve escoriações leves.

Por medida de prevenção, o CTA isolou a área do paiol atingido e evacuou os militares e civis que estavam em instalações nas imediações. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apoiar as equipes do CTA de combate à incêndio no atendimento da ocorrência.

O Comando da Aeronáutica iniciou os procedimentos necessários para investigar as circunstâncias do incidente.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Nenhum comentário: