quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

AMÉRICA LATINA ESCAPARÁ DA CRISE, DIZ EX-BID

Li ontem no portal UOL a seguinte reportagem da agência espanhola de notícias EFE, em Lisboa:

“O ex-chefe do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e secretário-geral da Comunidade Iberoamericana, Enrique Iglesias, disse que a América Latina escapará da atual crise econômica, em entrevista publicada nesta terça-feira no "Diário Econômico", de Portugal.

Iglesias disse que a América Latina está mais bem preparada para enfrentar a crise, devido ao crescimento sustentado na região durante os últimos anos, à baixa inflação e à correta política monetária.

Ele advertiu, no entanto, que a América Latina enfrentará problemas de restrição de crédito, tanto no setor público quanto para a empresa privada.

A falta de crédito, segundo o ex-BID, afetará especialmente as grandes empresas da região, que agora terão que recorrer ao mercado local para comprar dólares. Ele afirmou que, nesse novo cenário, acontecerá a desvalorização do real brasileiro e do peso mexicano, o que provocará empresas altamente endividadas nos mercados internacionais.

Além disso, Iglesias indicou a dramática queda das remessas que chegam aos países latino-americanos a partir dos Estados Unidos, principalmente, devido à perda de emprego entre os imigrantes.

Iglesias ressaltou que, apesar de tudo que foi dito antes, a economia crescerá entre 1% e 2% na região durante 2009, o que, segundo ele, é um sinal de que a América Latina está mais bem preparada para enfrentar a crise.

O secretário-geral ibero-americano disse que a recuperação econômica em nível global só chegará a partir de 2011.”

Nenhum comentário: