domingo, 22 de fevereiro de 2009

GARCIA: CRISE SUSPENDE GASODUTO COM A VENEZUELA

Li no site “Terra Magazine”, do jornalista Bob Fernandes, a seguinte reportagem de Diego Salmen que contém entrevista com Marco Aurélio Garcia:

“O projeto de construção de um gasoduto de 8.000 km cortando a América do Sul foi arquivado pelo governo brasileiro. A crise financeira mundial foi um dos fatores que motivaram a suspensão, de acordo com o assessor presidencial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Em períodos de crise, um investimento desses tem que ser reavaliado com muito cuidado, até porque o custo é muito grande.

Segundo o Ministério das Minas e Energia, em outubro de 2008, estudos da Petrobrás concluíram que o gasoduto - com preço aproximado de R$ 23 bilhões - não seria viável economicamente.

Mesmo que temporário, o cancelamento esfria os planos para a integração econômica e de infra-estrutura da América do Sul defendidos pelos presidentes de esquerda do continente.

Em entrevista a Terra Magazine, Garcia nega um eventual desgaste nas relações com o governo venezuelano, cujo presidente Hugo Chávez é o autor da proposta de criação do Gasoduto do Sul. O projeto vinha sendo avaliado por uma comissão técnica bilateral.

- Não houve nenhuma decisão do Brasil, da Venezuela nem de ninguém para suspender o projeto.
Leia a entrevista:

TERRA MAGAZINE - PORQUE BRASIL DESISTIU DO PROJETO?

MARCO AURÉLIO GARCIA -
O Brasil não desistiu do projeto. O projeto simplesmente não está marchando no momento atual, só isso. E, entre outras coisas, com a crise mundial o nosso entendimento foi reavaliado. Só isso.
ENTÃO A CRISE ACABOU O ADIANDO?

Ele já estava parado há algum tempo. Os estudos técnicos não avançaram suficientemente, e está simplesmente arquivado. Não houve nenhuma decisão do Brasil, da Venezuela nem de ninguém para suspender o projeto.

POLITICAMENTE, O ARQUIVAMENTO NÃO TEM POR OBJETIVO AUMENTAR A AUTO-SUFICÊNCIA ENERGÉTICA BRASILEIRA?

Sim, mas veja bem: um gasoduto desse... os estudos iniciais estimavam uma coisa de altíssimo custo. É evidente que seria, mas nós hoje também temos outras alternativas energéticas, como o próprio pré-sal, que vai ser uma fonte de gás natural. Isso vai ser reexaminado, e não é algo que beneficia só o Brasil, beneficia outros países também.

HOUVE ALGUM DESGASTE COM A VENEZUELA POR CONTA DO ARQUIVAMENTO?

Não, o assunto nem foi discutido. O gasoduto, no governo atual, está suspenso. Em períodos de crise, um investimento desses tem que ser reavaliado com muito cuidado, até porque o custo é muito grande.”

Nenhum comentário: