sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS E EDUCAÇÃO SOBEM MENOS, E INFLAÇÃO PELO IPC-S É A MENOR DESDE OUTUBRO

Li ontem no portal UOL o seguinte texto de Vanessa Stelzer da agência norte-americana de notícias Reuters:

“A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu para uma taxa de 0,39% na terceira prévia de fevereiro, ante 0,59% na segunda, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

"Este foi o menor resultado apurado pelo indicador desde a terceira semana de outubro de 2008, quando o índice registrou variação (positiva) de 0,34%", disse a FGV em comunicado.

Os grupos Alimentação e Educação, leitura e recreação foram os principais responsáveis pelo arrefecimento da taxa.

Os preços de alimentos subiram 0,31% na terceira leitura do mês, ante alta de 0,81% na anterior. Destacaram-se a desaceleração dos custos de hortaliças e legumes, frutas e carnes bovinas.

Os de educação avançaram 1,25% agora, ante elevação anterior de 1,93%. Esse grupo tem um aumento sazonal de preços nos dois primeiros meses do ano, mas a pressão arrefece significativamente em seguida.

Entre os itens individuais, as maiores influências para baixo para o indicador foram as quedas de preços de tomate, maracujá, limão, mamão papaia e maçã nacional. Os destaques individuais de alta vieram de manga, tarifa de ônibus urbano, abacaxi, aluguel residencial e batata-inglesa.

A terceira prévia do IPC-S foi calculada com base nos preços coletados entre 23 de janeiro e 22 de fevereiro.”

Nenhum comentário: