sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

QUILOMBOLAS, ALCÂNTARA E REFINARIA

O jornal “O ESTADO DO MARANHÃO” publicou ontem:

MARANHÃO TERÁ REFINARIA ESTE ANO, DIZ LULA

“CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO FOI CONFIRMADA ONTEM PELO PRESIDENTE EM BRASÍLIA, NA REUNIÃO DO CONSELHO POLÍTICO


“A refinaria para o Maranhão sai neste ano. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião do Conselho Político, na manhã de ontem. Ele também informou que já nomeou uma Comissão Especial para resolver os impasses da Base de Alcântara, que teve as atividades praticamente paralisadas com a disputa por terras quilombolas da região. As declarações do presidente foram deferências especiais aos dois maranhenses que integram o Conselho Político: a senadora Roseana Sarney (PMDB), líder do Governo no Congresso, e o deputado Sarney Filho, líder do PV na Câmara.

“O presidente sabe da nossa longa luta pela refinaria e é um grande entusiasta da sua construção, porque sabe como ninguém o que ela representa para o Maranhão e para toda a região vizinha ao estado”, disse Roseana Sarney. Animada com o anúncio feito por Lula, ela detalhava aos líderes a luta que começou nos anos 90, porque todos os estudos demonstram ser o Maranhão o detentor das condições ideais para a instalação dessa refinaria, por sua localização geográfica privilegiada, pela disponibilidade de infra-estrutura de energia, pela oferta de água, pela existência de sistema de telecomunicações, pelas rodovias, ferrovias e complexo portuário que se integram ao conjunto de transporte do chamado Corredor Centro-Oeste.

NOVOS EMPREGOS

“Entre a Bahia e Manaus, existe um quadrilátero de aproximadamente cinco milhões de quilômetros quadrados, com um enorme vazio de produção de combustíveis e sem a presença de nenhuma refinaria. Tecnicamente, o Maranhão poderá muito bem suprir todas as necessidades dessa grande área”, destacou Roseana Sarney, mencionando que a nova refinaria de Petróleo no Maranhão será a maior da América Latina, com capacidade de produção de 600 mil barris de petróleo/dia, gerando 130 mil empregos apenas na fase de construção.

O Maranhão roubou a cena na primeira reunião do Conselho de Político deste ano, quando Lula reuniu a base aliada para informar como o Brasil está enfrentando a crise e o que está fazendo para passar por ela sofrendo o mínimo possível e, principalmente, sem reduzir os investimentos.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foram os principais expositores da reunião e reafirmaram aos líderes partidários que a previsão de crescimento, estimada pelo governo para 2009, é de 2% a 3% do PIB. Essa declaração animou os presentes, já que muitos países prevêem resultados negativos neste ano.

MEDIDAS

Para o deputado Sarney Filho, todos os indicadores apresentados por Meirelles e Mantega demonstram sinais de melhora no cenário econômico nos próximos meses. O presidente do Banco Central afirmou que a expectativa é que juros e taxas sejam reduzidos nos próximos meses.

A orientação de Lula para todo o governo é aproveitar a crise para melhorar a posição relativa do Brasil no mundo. Em suas falas, Mantega e Meireles injetaram otimismo nos presentes, destacando que, ao contrário de outras épocas, agora não se diminui salário, mas se aumenta o mínimo; não se cortam investimentos públicos, mas se eleva o volume de investimentos públicos, amplia-se o crédito.

Entusiasmado, o presidente citou como exemplo das medidas já anunciadas para conter a crise os R$ 36 bilhões das reservas que serão usados para a concessão de financiamento para empresas com dívidas no exterior. Ele ainda lembrou que, entre as medidas de estímulo econômico, estão o aumento do ritmo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e um programa de habitação para famílias com renda até R$ 4 mil.

Roseana Sarney parabenizou Lula pelo esforço diferencial que o país vem fazendo para enfrentar a crise.

BASE UNIDA

O presidente pediu prioridade na votação da reforma tributária e do projeto de Lei do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que cria o cadastro positivo de consumidores. Lula espera que sejam votadas até o final de abril.

O presidente ainda pediu unidade da base aliada, especialmente no caso das negociações para votação de medidas provisórias. E pediu negociação conjunta dessas matérias entre as lideranças da Câmara e do Senado. “A união da base será importante para garantir a governabilidade e a segurança do País nesse momento de crise”, pediu Lula.”

Nenhum comentário: