sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CHEGA DE PAULISTA!

Li hoje no site “Vi o mundo” do jornalista Luiz Carlos Azenha:

“Eu sou paulista de Bauru. Estou acostumado ao desprezo da elite paulistana pelos "caipiras".

E, tendo vivido muitos anos em São Paulo, estou acostumado ao desprezo da elite do Sul Maravilha pelos nordestinos.

Um desprezo que ficou bastante em evidência quando Luiza Erundina se elegeu prefeita de São Paulo e, mais ainda, quando Lula chegou à presidência da República.

Nos últimos dias um episódio deixou enfurecidos meus leitores do Nordeste: a pressão que a TV Globo teria exercido para limitar o alcance da TV Diário, do Ceará, afiliada da Globo, que por ser transmitida via satélite para milhões de antenas parabólicas representaria ameaça à audiência da própria Globo, de acordo com denúncia do blog Rastreadores de Impurezas.

Um ato que apenas confirma, aos olhos dos meus leitores, o espírito colonizador com que a elite do Sul Maravilha trata o Nordeste.

Esse desprezo intelectual é repetidamente demonstrado pela mídia quando contrata jornalistas "folclóricos" do Nordeste, que se encaixam perfeitamente no estereotipo que a elite do Sudeste tem do nordestino: gente que não é para ser levada a sério.

Para além de uma questão comercial, o episódio mostra o que está errado com a política de comunicação do Brasil, especialmente no que diz respeito à exigência de conteúdo regional para as emissoras de rádio e de televisão.

Mostra também o poder de repercussão da internet, a necessidade urgente da Conferência Nacional de Comunicação e deixa claro que existe um tremendo espaço para o desenvolvimento de conteúdos regionais que acabem de uma vez por todas com o colonialismo interno no país.”

3 comentários:

Paulo Nei disse...

Como paulistano e filho de nordestinos posso afirmar que o amigo articulista está cobertíssimo de razão. Onde já se viu essa gente querer estar em cargos de tão alta responsabilidade? Prá 'eles' o máximo que se deve chegar é a um cargo de empregada doméstica ou pedreiro. O separatismo aqui é pior que nos EUA, pois é velado e fingido ao extremo!

Unknown disse...

Prezado Paulo Nei,
Concordo. Para o seu desenvolvimento e a sua maior integridade social e territorial, o Brasil precisa ser mais equilibrado, com a atividade econômica e o poder político distribuído de maneira mais homogênea. Seria ruim para o Brasil se em 2010 reassumisse outro (o mesmo?) grupo de paulistas (PSDB/DEM, FIESP, Veja, Estadão, Folha etc) centralizando o poder e a riqueza.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Por isso ...

Fora Serra em 2010 !!
Qualquer um menos ele !!

Sds