segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

URUGUAI: PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE CITA LULA COMO MODELO

No site “vermelho”, hoje está disponível a seguinte reportagem do jornal eletrônico Pátria Latina:

“O pré-candidato presidencial pela Frente Ampla do Uruguai, José Mujica, assinalou que, se ganhar as eleições de outubro, seu modelo a seguir será o governante brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declarações reproduzidas neste domingo pelo diário A República, Mujica admitiu que, desde o ponto de vista da esquerda, Lula é talvez "pouco radical". Mas, "nas condições desta América Latina", suas políticas sociais "são o verdadeiramente revolucionário".

Ao ampliar sua visão sobre como deve se governar em condições limitadas", o ex-guerrilheiro Tupamaro ressaltou que "primeiro há que fazer funcionar ao país, fazer crescer à economia, para ter logo que repartir".

"Para mim", destacou, "este problema da gente pobre, da gente mais marginada e de sua integração à sociedade é um problema brutal. Depois virão outros (que também deverão se resolver)".

Mujica assinalou como primeira meta de um próximo governo da Frente Ampla eliminar a indigência e baixar os índices de pobreza. Ressaltou também a urgência de instrumentar políticas sociais orientadas principalmente para os jovens.

"Este país não pode se dar o luxo de ter rapazes que nem estudam nem trabalham", expressou. Nesse contexto, o pré-candidato ressaltou a necessidade de criar escolas de tempo completo e ao menos duas universidades públicas no interior do país, bem como aumentar o número de cientistas e pesquisadores, sobretudo no setor agropecuário por ser o eixo da economia nacional.

Segundo as mais recentes pesquisas, o líder do Movimento de Participação encabeça as intenções de voto para as internas da Frente Ampla em 28 de junho. Nessa data, será eleito o aspirante da coalizão nas eleições presidenciais de outubro.”

Nenhum comentário: