quinta-feira, 24 de junho de 2010

DILMA: TEMOS UM GRANDE DESAFIO NA SEGURANÇA PÚBLICA


“A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que a criação de terceiro aeroporto de São Paulo e trem bala são viáveis para melhorar o desenvolvimento dos dois maiores pólos metropolitanos do Brasil. “É importante que a gente perceba que o Brasil é um país que tem uma dimensão em crescimento robusto e que pode perfeitamente ter trem de alta velocidade”, afirmou ela, durante entrevista a Rádio Bandeirantes de Campinas.

A entrevista durou cerca de 50 minutos e Dilma falou sobre vários temas. Confira os principais momentos da entrevista:

TERCEIRO AEROPORTO

O terceiro aeroporto [de São Paulo] em Viracopos é absolutamente adequado porque tem área, é perto de Campinas. E Campinas pode ser concebida como um dos grandes focos da logística do Brasil.

INFRAESTRUTURA

Estão sendo construídas duas usinas [hidrelétricas], Jirau de Santo Antônio e Belo Monte. É reconhecido, hoje no Brasil, que não tem hipótese de que tenha apagão, porque tem energia suficiente. Nós temos planejamento para cinco anos. No que se refere a algumas outras estruturas, nós vamos ter de acelerar o processo de consolidação da infraestrutura. Algumas estão mais avançadas do que outras. Nos portos eu acho que houve uma grande melhoria. Eu acredito que vai ser necessário para o crescimento do país mais portos, inclusive públicos e privados. No que refere a ferrovias, eu acho que o Brasil avançou muito nos últimos tempos. Nós vamos construir [até final do governo] algo em torno de 1300 km de ferrovias.

ECONOMIA

O Brasil pode transitar de economia emergente para uma economia, um país e uma nação desenvolvida. Para isso, teremos que manter uma taxa de crescimento do PIB em torno de 5%, como também vamos ter de aumentar muito a nossa taxa de investimento. Nós temos que perseguir uma taxa de investimento acima dos 22%. Todo o nosso esforço vai se concentrar na ampliação da capacidade produtiva do país.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O fator principal da educação de qualidade é o professor. Os professores do ensino básico deste país têm de ter formação universitária e tem de ser bem remunerados, porque se não, não haverá educação de qualidade.

COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

É minha prioridade combater e derrotar o crime organizado neste país. Porque temos um grande desafio em torno da segurança pública. No Rio de Janeiro, por exemplo, separamos a liderança do crime da massa carcerária para impedir que os presídios se transformem em plataformas do crime.

CRACK

É um dos maiores males que afetam o Brasil. Eu vou me comprometer com isso, porque sei o dano que faz, já vi pessoas sofrerem muito por causa do crack. Temos que combinar três ações. A primeira é a prevenção, depois tratamento especializado para o crack combinando uma série de questões como, leitos e enfermarias especializadas e comunidades terapêuticas. Além disso, repressão no policiamento de fronteiras.

SEM TERRA

No governo do presidente Lula, reduziu-se muito tanto invasões de terras quanto ocupações de prédios. A política que fizemos nós últimos anos é a melhor resposta para a política que fizemos com relação aos Sem Terra. Nós incorporamos 46 milhões de hectares à reforma agrária. Além disso, fizemos 3.300 novos assentamentos.”


FONTE: publicado no blog “Dilmanaweb” (http://www.dilmanaweb.com.br/noticias/entry/entrevista-de-dilma-a-band-am-de-campinas-sp/).

Nenhum comentário: