sexta-feira, 5 de agosto de 2011
OBRA DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO ACABARÁ EM 2014
[Governo iniciará projeto-piloto já em 2012 para testar utilização de água em algumas das cidades beneficiadas].
[reportagem de Dimmi Amora, do jornal da oposição tucana “Folha de São Paulo”, contrário à referida obra e a todas as demais do atual governo]:
"As obras de transposição do rio São Francisco, um dos maiores projetos do PAC, vão ficar mais caras que o previsto, e a água somente vai começar a chegar aos nordestinos a partir de 2014, quatro anos além da previsão inicial.
A informação foi dada terça-feira (2) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Segundo ele, a previsão inicial atualizada do custo do projeto era de R$ 5 bilhões, mas o governo agora calcula que ele passará para R$ 6,8 bilhões.
O motivo, segundo Bezerra, são aumentos de preços causados por obras não previstas nos projetos básicos, os chamados aditivos, e por [exigências adicionais de] compensações ambientais.
Alguns contratos vão chegar ao limite de aditivo de 25% do valor sem que a obra consiga ser concluída.
O ministro negou a existência de sobrepreço ou de superfaturamento nas obras.
Ao ser questionado sobre o fato de que o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu neste ano que 13 contratos de gerenciamento e supervisão da obra estavam com superfaturamentos avaliados em R$ 35 milhões, o ministro afirmou que não eram contratos de obras e que as decisões do órgão de controle estavam sendo contestadas.
"Essa é uma visão do TCU sobre a forma de contratar pessoas, que está levando a grandes dificuldades que, se forem confirmadas, poderão levar à desistência da contratada", afirmou.
O ministro afirmou que, em 2012, começará a implantar um projeto-piloto para testar a forma de utilizar a água dos canais em algumas cidades.
Mas a conclusão real dos trabalhos ficará para 2014 e 2015 nos dois eixos -o Leste, que vai levar água para os rios Paraíba (PB) e Ipojuca (PE); e o Norte, que levará água às bacias dos rios Jaguaribe (PE), Piranhas-Açu (PB/ RN) e Apodi (RN).
A previsão inicial era terminar em 2010 e 2012.
O atraso, diz ele, decorre de novas avaliações, como o tempo de enchimento dos canais, que de seis meses passou para um ano.”
FONTE: reportagem de Dimmi Amora, da tucana “Folha de São Paulo”, contrária à referida obra e a todas as demais do atual governo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0308201107.htm) [imagens do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].
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