domingo, 4 de setembro de 2011

TAXA DESEMPREGO EM 6% (menor nível já medido)



IPEA: DESEMPREGO CAI EM JULHO AO MENOR NÍVEL DESDE O INÌCIO DAS MEDIÇÕES EM 2002

“O emprego informal no País, em julho, absorveu 34,8% da população economicamente ativa (PEA), a menor taxa de informalidade desde 2002, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio à Pesquisa Mensal de Emprego (PME). A taxa de desemprego, que ficou em 6%, também é a menor da série histórica.

As constatações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que divulgou, na quinta-feira (1), o estudo sobre mercado de trabalho, conjuntura e análise, que traça perfil do comportamento do mercado de trabalho no País no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2010.

O estudo classifica como "bom" o desempenho do mercado de trabalho no primeiro semestre, com melhora "significativa" da maioria dos principais indicadores. A análise constata, em relação ao nível de atividade, "continuidade do crescimento da economia, porém em menor ritmo".

O técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA Carlos Henrique Leite disse à Agência Brasil que há um aspecto preocupante detectado pelo estudo em relação à renda do trabalhador, que se manteve estável no período. "O rendimento do trabalhador ficou meio parado neste primeiro semestre, mas embora esse valor esteja andando de lado, ou mesmo meio parado ao longo do primeiro semestre, ele ainda é maior do que o do primeiro semestre de 2010".

Uma preocupação que foi amenizada, segundo ele, no começo do segundo semestre. "Em julho, o rendimento apresentou crescimento de 2,2% sobre junho, o que amenizou essa preocupação com os primeiros seis meses do ano".”

FONTE: reportagem de Marco Antonio L. publicada pela Agência Brasil e transcrita no portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/taxa-desemprego-em-6) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].


Nenhum comentário: