Embraer 190
“São José dos Campos, 17 de janeiro de 2013 – A Embraer assinou um contrato com a Aldus Aviation Limited, empresa de
leasing da Irlanda, para a venda de 20 E-Jets, sendo cinco EMBRAER 175 e 15
EMBRAER 190. O contrato contempla também 15 direitos de compra para qualquer um
dos modelos da família de E-Jets. O valor total do negócio pode alcançar até
USD 1,56 bilhão, nas condições econômicas de 2012. Os pedidos firmes já estão
inclusos na carteira de pedidos a entregar da Embraer do quarto trimestre de
2012, listados como “cliente não divulgado”.
“Este pedido da Aldus Aviation, que opera
uma frota 100% de aviões fabricados pela Embraer, confirma o valor dos E-Jets
para empresas de leasing e financiamento como um excelente ativo financeiro”,
disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “É gratificante poder contar com a Aldus para
oferecer às companhias aéreas oportunidades de leasing. A Aldus tem sido um
parceiro de sucesso da Embraer, posicionando aeronaves pela Europa, Oriente
Médio, Autralásia e Américas do Sul e Central, e este pedido nos permitirá
desenvolver juntos novas oportunidades de mercado.”
“Este pedido é o ápice de muitos anos de
cooperação bem-sucedida com a Embraer no desenvolvimento do mercado de leasing
para a família de E-Jets”, disse Stephen Gorman, CEO da Aldus Aviation. “Vemos a família de E-Jets como o produto
ideal, não só para a Aldus, mas para companhias aéreas que buscam oferecer uma
experiência de voo de qualidade aos passageiros, gerando lucros em um mercado
desafiador. Várias oportunidades significativas estão em perspectiva e
acreditamos que os E-Jets da Embraer serão cada vez mais vitais para o
planejamento de frota em muitas companhias aéreas.”
Desde 2004, a Embraer entregou mais de 900 E-Jets. Atualmente, 63 companhias
aéreas em 43 países operam essa versátil família de quatro aeronaves de 70 a
120 assentos. Os clientes da Embraer operam os E-Jets em uma variedade de
modelos de negócios que vão desde operações programadas de turismo ao uso dos
E-Jets por empresas aéreas tradicionais e de baixo custo, além de rotas
regionais.
Os E-Jets estabeleceram novos padrões em termos ergonômicos, de eficiência
operacional e de economia para jatos da categoria de 70 a 120 assentos com
características únicas, como a tecnologia fly-by-wire, que melhora as
características de voo e reduz a carga de trabalho dos pilotos. Dessa forma, os
E-Jets vêm auxiliando companhias aéreas a ajustar capacidade à demanda,
substituir aeronaves antigas e ineficientes e desenvolver novos mercados com
menores custos, maior eficiência e grande conforto para os passageiros.
SOBRE A ALDUS AVIATION
A Aldus Aviation Limited é uma empresa irlandesa de leasing internacional
focada na propriedade e arrendamento da família de E-Jets da Embraer (70-120
assentos). A Aldus Aviation Limited gerencia aeronaves em nome de Aldus
Aviation Fund Limited e, em 31 de dezembro de 2012, o grupo tinha 21 aeronaves
EMBRAER 170/190/195 posicionadas na Europa, Oriente Médio, Austrália, América
Central e América do Sul. A empresa adquiriu a primeira aeronave da Embraer em
2008. A empresa, cuja sede é na Irlanda, é gerida por experiente equipe de
profissionais da indústria, e possui escritórios de representação no Reino Unido,
EUA e África do Sul. Para mais informações, visite http://www.aldusaviation.com.”
COMPLEMENTAÇÃO
EMBRAER GANHA ENCOMENDA
DE US$ 215 MILHÕES
Por Virginia Silveira, no “Valor”
"A área de defesa da Embraer, que em 2012
registrou receita superior a US$ 1 bilhão, começou o ano com uma carteira de
pedidos mais robusta. A Força Aérea Brasileira (FAB), principal cliente da
companhia no setor de defesa, assinou contrato de US$ 215 milhões para a
modernização de cinco aeronaves E 99, utilizadas em missões de vigilância e
alerta aéreo antecipado na Amazônia.
Embraer E-99
Com o novo contrato, o volume de pedidos em
carteira da unidade de Defesa e Segurança da Embraer, que no último trimestre
de 2012 era de US$ 3,4 bilhões, subiu para US$ 3,7 bilhões. O setor respondeu
por 18% da receita global da empresa no ano passado e a previsão é que, em
2013, seja responsável por cerca de 20% do faturamento.
O projeto de modernização das aeronaves de
vigilância da FAB, segundo a Embraer, prevê a atualização dos sistemas de
guerra eletrônica, de comando e controle, de contramedidas eletrônicas e do
radar de vigilância Aérea. Parte do trabalho será feita pela ATECH, empresa
coligada da Embraer Defesa e Segurança.
Desenvolvido sobre a plataforma do jato regional
ERJ-145, o E-99 realiza missões de gerenciamento do espaço aéreo,
posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e
vigilância de fronteiras.
O E-99, designação que a FAB deu para as aeronaves
EMB 145 AEW&C, da Embraer, atua em conjunto com três aeronaves R-99, da
mesma plataforma, mas com a função de identificar queimadas e desmatamento
ilegal, poluição de rios e áreas alagadas, além de levantamento de dados para
mapeamento da Amazônia.
Embraer R-99
As atividades da Embraer Defesa e Segurança
relacionadas à modernização de aeronaves estão apoiadas hoje em três projetos
principais, além do E-99: o segundo lote
dos caças F-5 BR (11 aeronaves), o AMX (44 aeronaves) e os caças A-4, da
Marinha (12).
Em entrevista concedida ao “Valor” no fim do ano
passado, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, disse
que alguns projetos, como o AMX e o A-4, terão incremento a partir deste ano,
pois terminaram a fase de desenvolvimento e engenharia e vão começar a fase de
produção, o que representará crescimento na receita e no fluxo do negócio.
O projeto de desenvolvimento na área de defesa mais
desafiador para a Embraer, no entanto, continua sendo o do cargueiro KC-390,
que tem voo inaugural previsto para outubro de 2014. Atualmente, segundo o
Ministério da Defesa, mais de 800 engenheiros e técnicos da Embraer estão
engajados nesse projeto.”
Embraer KC-390
FONTE:
reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal “Valor” (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp)
[Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].
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