terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PIG CORRÓI HEGEMONIA DA DILMA. GLOBO VAI GANHAR A GUERRA


Eu considero um milagre a gente ter ganhado o governo, ter conseguido governar, fazer uma reeleição e depois uma eleição da Dilma.
Saiu na "Carta Capital" – http://www.cartacapital.com.br/ – importante entrevista de Gilberto Carvalho, com balanço dos dez anos de PT no Governo.

Trata-se de melancólica admissão da impotência dos Governos trabalhistas para chegar ao povo, por causa da interdição do PiG (*).

O PiG trancou o Governo numa sala de tortura.

Não se ouve nada do lado de fora.

Segundo o Secretário-Geral da Presidência da República, com o tempo, a persistência golpista da minoria vai minar a hegemonia do PT.

O governo fala pouco – diz ele.

Quem manda não ter uma “Ley de Medios” ?

É possível que a ficha da Dilma tenha caído -  foi o que ela demonstrou em rede nacional de tevê, ao desmentir o apagão urubólico: 
nunca dantes a Presidenta havia desafiado a Globo.

Basta ?

Gilberto Carvalho parece achar que não: 

Gilberto Carvalho – …A expressão na comunicação é das minorias; não há expressão do pensamento da maioria. E dramático. Nós não conseguimos produzir um movimento no País que gerasse mobilização, novos valores, nova cultura. E aí, quando digo nós, faço uma distinção. E menos o governo, mais os movimentos sociais. Eu considero um milagre a gente ter ganhado o governo, ter conseguido governar, fazer uma reeleição e depois eleição da Dilma. É um milagre ante o bombardeio diário que a gente sofre. Esse milagre só ocorreu pela transformação do País. Agora, há um limite. A persistência desses movimentos ideológicos pode fragilizar nossa relação com o povo, a compreensão do nosso projeto e o apoio ao nosso projeto. Por isso, reclamo a necessidade de movimento mais amplo.

CartaCapital: Há nos movimentos sociais, no entanto, uma visão de que a mobilização é tarefa do governo. Por que o governo não a cumpre?

Gilberto Carvalho: O governo cumpre parcialmente. Trabalha, dialoga, as conferências continuam. O estilo pessoal de Dilma é diferente do estilo de Lula, em termos de comunicação, mas a filosofia geral, de chamar à participação, de um modo ou de outro, prosseguiu. Agora, a gente não cumpre em sintonia porque é governo múltiplo com visões bastante diferentes internamente. Nem todo mundo no governo tem essa preocupação. Então, isso dificulta a nossa ação.
(…)

CartaCapital: Então, sem essa “busca ativa”, que no seu entender cabe primordialmente aos movimentos sociais, o projeto petista está ameaçado?

Gilberto Carvalho: A palavra “ameaçado” é um pouco forte para o momento. Eu diria que pode estar ameaçado a médio prazo. O cidadão comum é bombardeado. Nós acabamos de ver agora: criou-se um apagão que nunca existiu e isso se transformou numa crise. Se você lê os jornais, o Brasil está na bancarrota, a inflação está disparando. O martelar dessa visão, acompanhada de uma visão ideológica do individualismo, da violência, do consumismo, eu receio que comece, num determinado momento, a minar as bases de um projeto como o nosso. Não acho que se trata de algo iminente, relativa a 2014, conquanto valha a ressalva de que não podemos garantir uma eleição tranquila em2014. É coisa de médio prazo.
(…)

CartaCapital: O que pesa mais para o eleitor quando ele olha o governo: a transformação social ou a tese de que a essência do governo é a corrupção, sustentada no “mensalão”?

Gilberto Carvalho: O resultado das eleições de 2012 e a continuidade do apoio ao governo detectado nas pesquisas mostram que o eleitor não é tão permeável quanto certos setores da opinião pública sonhariam, à narrativa de que o PT é o inventor da corrupção e o mais corrompido. Mas cabe ter preocupação. Não pegou agora, mas não sei daqui a pouco, com tanta insistência. Incomoda-me a gente apanhar tanto e reagir tão pouco. Incomoda-me a gente ter a maioria dos meios de comunicação dando essa leitura da realidade e a gente não enfrentar um debate público. Falta-nos iniciativa. E quando falo nós, não é só o governo. O governo fala pouco, mas na sociedade me impressiona também a falta de debates, de enfrentamento, por parte de intelectuais, de partidos mais à esquerda, movimentos sociais. Mesmo no Parlamento, há um déficit. Não estamos na melhor fase de expressão e debates.”
(…)

Nenhum comentário: