segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ROUBO EM DUTOS DE COMBUSTÍVEIS: Resposta da Petrobras ao “Estadão


“Leia a reportagem “Roubo em dutos gera riscos e causa prejuízos” (versão online: parte 1 e parte 2), publicada no domingo (27/01) no jornal ‘O Estado de S. Paulo’, e confira, abaixo, a resposta enviada pela Petrobras ao veículo:

Pergunta: Preparo, para o fim de semana, reportagem sobre o furto de combustíveis em oleodutos. Soube que Petrobras contabiliza prejuízos expressivos com essa prática criminosa. Na semana passada, a Polícia Federal prendeu sete acusados de integrar quadrilha que furtava nafta de um oleoduto que passa em reserva florestal em Nova Iguaçu. Pretendo dar um foco legal nesse trabalho bem sucedido da PF na Região Metropolitana do Rio.

Gostaria de ter informações da Petrobras sobre o assunto: casos conhecidos, quantidade de combustível furtado, prejuízos, mecanismos de segurança, preocupação da empresa etc. E principalmente: o risco que isso representa para quem está furtando e para as pessoas que habitam a área. Grandes tragédias já aconteceram em todo o mundo causadas pela perfuração de oleodutos por ladrões. Com quem poderia falar na Petrobras?

Resposta: A Transpetro possui o “Centro Nacional de Controle Operacional” (CNCO), que tem como objetivo garantir que petróleo e derivados, gás natural e biocombustíveis cheguem de forma segura e eficiente, através dos dutos, às indústrias, termelétricas, distribuidoras e refinarias em todo o Brasil. O Centro amplia a segurança da operação por dutos. A centralização das informações em apenas um ponto permite que os operadores tenham a visão completa do sistema e possam agir com rapidez em diversas situações. Além de facilitar a implantação de sistemas avançados, como a detecção de vazamentos. 

Localizada na sede da Transpetro, no Centro do Rio, a unidade é referência mundial em operação e monitoramento remoto de dutos. Os controladores do CNCO conseguem ligar e desligar bombas, abrir e fechar válvulas, alterar a rota de produtos e, simultaneamente, controlar a vazão e a pressão de mais de 14 mil km de dutos. O centro funciona o ano inteiro, ininterruptamente. Os técnicos de operação do CNCO são altamente qualificados e estão preparados para perceber, em tempo real, movimentações atípicas nos dutos e tomar ações imediatas para garantir a segurança da operação.

FISCALIZAÇÃO IN LOCO

A Transpetro também realiza a fiscalização in loco, feita por inspetores de faixa – rotina diária na qual percorrem diversos trechos – e também por técnicos de faixa, trabalho periódico realizado, inclusive, de helicóptero. As inspeções seguem padrões de excelência internacional.

A Companhia disponibiliza ao cidadão o “Telefone Verde”, que é um canal de comunicação com a população para dúvidas, sugestões, denúncias e informações de emergência, que são encaminhadas ao CNCO.

Seguem fotos do “Centro Nacional de Controle Operacional” (CNCO):



Nenhum comentário: