sábado, 19 de janeiro de 2013

KAMEL (GLOBO) AGE EM NOME DO PIG CONTRA A LIBERDADE, diz blogueiro


"Se Kamel pensava em calar seus críticos, vai se dar mal. Esse processo vai ajudar a mobilizar aqueles que lutam contra os monopólios de mídia no Brasil", respondeu o jornalista Rodrigo Vianna ao refletir em artigo, publicado na quinta-feira (17), sobre a sentença da Justiça do Rio de Janeiro no caso Ali Kamel. 

Por Joanne Mota, do “Portal Vermelho” em São Paulo

“Por exercer seu direito de liberdade de expressão, o jornalista [Rodrigo Vianna] está sendo condenado a pagar indenização de 20 mil reais ao diretor-geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo. Segundo ele, os advogados que estão cuidando do processo recorrerão aos tribunais de Brasília.

Rodrigo, que também é blogueiro [blog “Escrivinhador”], afirmou que tal decisão "vai ajudar a escancarar a hipocrisia daqueles que na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e na Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pedem “ampla liberdade de crítica”, daqueles que usam “Institutos Milleniuns” para exigir que não se criem travas ao humor como ferramenta de crítica”, mas que fazem tudo ao contrario quando são eles os objetos da crítica e do humor".

Para o bogueiro Eduardo Guimarães, do “Blog da Cidadania”, o processo movido contra o jornalista Rodrigo Vianna não tem a ver com o que foi feito ou escrito, mas sim tem a ver com clara agressão à blogosfera. “Esse processo é uma forma de fustigar uma blogosfera que está incomodando”, denunciou.

Segundo ele, “observamos uma empresa de comunicação, dotada de um forte poder, inclusive nas instâncias jurídicas, que viu no caso a oportunidade agredir e intimidar um movimento que nos últimos anos tem incomodado muito. Basta ler o que os colunistas dos grandes jornais publicam sobre os jornalistas e blogueiros progressistas”.

Guimarães, que integra o “Movimento dos Sem-Mídia”, completa dizendo que “o Ali Kamel torna-se uma arma, um instrumento de vingança da própria Rede Globo, uma evidente ameaça à liberdade de expressão em nosso país. A grande mídia no Brasil tem uma estratégia e nós estamos no caminho dela”, disparou.”

FONTE: portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=203942&id_secao=6). [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: