terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PRÍNCIPE HARRY TEM PROBLEMAS MENTAIS, dizem talibãs afegãos


O príncipe Harry - ou “soldado Gales”, como prefere ser chamado no Exército - em helicóptero em Camp Bastion, no sul afegão (foto da AFP de 12 de dezembro de 2012)

Do “Terra Magazine” (matéria da Agência France Presse-AFP)

“O príncipe Harry de Gales que, em entrevista publicada na segunda-feira, disse que disparar contra os "insurgentes" [patriotas afegãos que resistem às tropas invasoras dos EUA e OTAN] no Afeganistão era como jogar videogame, provavelmente tem um problema mental, afirmou um porta-voz dos talibãs. "Há 49 países com seus poderosos exércitos fracassando na luta contra os 'mujahidins' (combatentes), e agora vem o príncipe e compara esta guerra com seus jogos de “PlayStation” ou seja lá como o chamem", afirmou Zabiulah Mujahid à AFP.

Na entrevista publicada na segunda, 21, Harry fala sobre os quatro meses em que serviu no Afeganistão e sobre a pressão de ser um membro da realeza em meio a um combate. Ele afirma [orgulhoso] que atirou e matou durante suas operações contra os “rebeldes” operantes no país [supostos resistentes à invasão da OTAN ou pessoas a eles próximas, mas não compara explicitamente sua ação como soldado ao hobby de jogar videogame - passatempo mantido durante o tempo livre com os outros soldados, segundo contou.

"Esta é uma guerra séria, uma guerra histórica, resistência para nós, para nosso povo", explicou Mujahid por telefone a partir de um local desconhecido. "Mas nós não levamos seus comentários muito a sério, já que todos já vimos e ouvimos que muitos soldados estrangeiros, ocupantes que vêm ao Afeganistão, desenvolvem algum tipo de problema mental quando vão embora".

FONTE: do portal “Terra Magazine” (matéria da Agência France Presse-AFP) (http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/principe-harry-tem-problemas-mentais-dizem-talibas-afegaos,a922803c90b5c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: