sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O NAFTA ESPALHA A FOME NO MÉXICO

“Um anos antes de se completarem 20 anos de existência do NAFTA, o “Tratado de Livre-Comércio da América do Norte”, o México possui 51% de sua população de 110 milhões na pobreza, e vê ampliar sua dependência de alimentos produzidos do outro lado da fronteira, nos EUA. É situação diferente de outros países latino-americanos, como o Brasil, que, felizmente, ajudaram a barrar a ALCA.

 

O artigo é do jornalista cubano Hedelberto López Blanch


O tempo deu a razão aos presidentes latino-americanos que, em 2005, na “Cúpula das Américas” de Mar del Plata, na Argentina, recusaram integrar a “Área de Livre Comércio” (ALCA) promovida pelos Estados Unidos. Hoje, seus países estariam nas mesmas condições que o México.

O “Conselho Nacional de Avaliação da Política de Desenvolvimento Social” (CONEVAL), informou que, de uma população próxima aos 110 milhões, 51,3% vive na pobreza, ou seja, 55 milhões de mexicanos carecem dos recursos básicos para cobrir as necessidades básicas.

Segundo o CONEVAL, o número resulta aterrorizante ao aumentar o espiral de pobreza ano após ano sem que existam soluções. Em 2008, o número de pessoas nessas condições era de 50,6 milhões, principalmente em Chiapas, Veracruz, Tabasco, Baixa Califórnia, Puebla, Jalisco, Guanajuato, Oaxaca, Guerrero, Morelos, Chihuahua e no Distrito Federal.

Desde que o então presidente Carlos Salinas de Gortari aprovou, em dezembro de 1992, o “Tratado de Livre Comércio para a América do Norte” (NAFTA, na sigla em inglês), que entrou em vigor em janeiro de 1994, a fome e a pobreza se tornaram os maiores males dos aztecas, unidos à enorme violência dos cartéis de drogas na luta por transportar essa mercadoria ao maior consumidor de entorpecentes no mundo: os Estados Unidos.

Uma das piores consequências do NAFTA é a de ter obrigado mais de 2 milhões de camponeses, com seus familiares, a abandonar as terras que arrendavam pelos baixos preços dos produtos e o abandono governamental.

Ao negociar a livre exploração de mercadorias, as empresas transnacionais e os agricultores estadunidenses (com enormes subsídios governamentais e modernas tecnologias de produção) inundaram os mercados mexicanos em detrimento de comerciantes e agricultores nacionais.

Os camponeses emigram em massa para as grandes cidades onde é muito difícil conseguir trabalho e passam a aumentar as filas dos desempregados, ou os mais jovens tentam cruzar as custodiadas fronteiras norte-americanas, em uma via crucis de imigrantes clandestinos.

As transnacionais de alimentos que operam dentro do país se tornaram as principais produtoras, importadoras, exportadoras e, praticamente, se dominaram a economia azteca.

Várias fontes de trabalho desaparecem pela compra e concentração de terras por essas companhias, e pela utilização de novas técnicas industriais na agricultura.

Pequenas fazendas foram eliminadas por enormes empórios como “Tyson”, “Smithfield”, “Pilgrims Pride” que se apoderaram da produção de gado ao mesmo tempo que provocam a poluição da água e da terra pelo afã de aumentar as produções sem cuidar do meio ambiente. Como afirmam os empresários, afinal, o país não é deles.

O milho, alimento básico ancestral mexicano cuja produção nacional abastecia toda a população e sobravam excedentes para a exportação, foi praticamente eliminado dos campos desde a entrada em vigor do NAFTA, ao quadruplicar as importações desse grão oriundo dos Estados Unidos.

Com o aumento dos preços internacionais dos alimentos, provocado muitas vezes pelas companhias intermediárias (entre as quais se destacam “Maseca /Archers”, “Daniel Midland” e “Cargill”) que brincam com a fome dos pobres para se enriquecer, os preços das tortilhas de milho são quase inalcançáveis para os mexicanos.

Os números não mentem. Se antes do NAFTA o país gastava 1,8 bilhões de dólares com importação de alimentos, agora investe US$ 24 bilhões com a alta dependência de soja, 95%; arroz, 80%; milho, 70 %; trigo, 56 % e feijão, 33 %.

Graças ao NAFTA, funcionários do Departamento de Agricultura em Washington afirmam que, nos próximos anos, o México deverá adquirir 80% dos alimentos em outros países, principalmente nos Estados Unidos.

Sob as rédeas do “Tratado de Livre Comércio”, muitos analistas consideram a nação azteca uma dependência de Washington, devido às leis neoliberais que permitem às companhias estrangeiras utilizar mão de obra barata para suas produções, explorar os recursos naturais, extrair petróleo a preços preferenciais e exportar os excessos de mercadorias norte-americanas para esse país.

Enquanto essa situação ocorre no México, um recente relatório da “Comissão Econômica para a América Latina” (CEPAL) afirmou que esse flagelo diminuiu na região [na América Latina-AL] e atualmente atinge 168 milhões de pessoas, equivalente a 30% da população, embora seja a mais baixa nas últimas três décadas.

Para a CEPAL, os níveis de pobreza continuarão diminuindo [na AL], a um ritmo menor, até terminar o ano em uma taxa de 28,8%, equivalente a 167 milhões de pessoas, graças ao crescimento econômico e à moderada inflação.

Nos últimos anos, várias nações, entre as quais se destacam Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina, Nicarágua e Brasil, possibilitaram que os índices de pobreza se reduzissem, ao realizar políticas sociais a favor dos seus habitantes e tomar medidas para que as transnacionais não roubem suas economias.

O aumento da desigualdade é outro aspecto que afeta a nação azteca já que, enquanto a metade da população não pode ter acesso às necessidades alimentares, educacionais ou de saúde, só oito magnatas nacionais possuem uma fortuna de mais de 90 bilhões de dólares que equivale a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O tratado permitiu o enriquecimento de uma minoria nativa e, ao mesmo tempo, possibilitou Washington manter maior controle sobre a economia azteca em detrimento do seu povo.”

FONTE: artigo do jornalista cubano Hedelberto López Blanch, com tradução divulgada pela rede “Telesur”. Transcrito no site “Carta Maior” (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21536). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: