terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SECA NO NORDESTE É CULPA DA DILMA

Canal de transposição do Rio São Francisco


Do portal “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim [PHA]

43% das obras do rio São Francisco estão prontas. E você é quem paga a exploração do espectro eletromagnético pela “Globo”.

Saiu no “Fantástico”, da seção “quem paga é você”:

O Fantástico mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.

O canteiro de obras mais ativo fica em Salgueiro, Pernambuco. No local está sendo construído um grande reservatório de onde a água vai ser bombeada para o ponto mais alto da transposição. Em cima, a água vai passar 180 metros acima do leito do São Francisco. Dali em diante, só com a força da gravidade vai percorrer mais de 100 quilômetros”. (Que horror !- PHA) 

Disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra:

“O projeto básico foi concluído em 2001 (governo FHC) [PHA]. Esse projeto básico serviu de base para licitações. E os projetos executivos foram desenvolvidos ao longo da obra. Ocorreu uma grande discrepância entre o projeto básico e o projeto executivo da realidade encontrada em campo. Nos relatórios até aqui existe sim, há indícios de sobrepreço, de superfaturamento”.

Primeiro, o que é a transposição do rio São Francisco ?

A obra prevê a construção de mais de 600 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.

Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.

Não se trata, portanto, de um puxadinho na sede da “Globo” em São Paulo, aquele terreno grilado que o Cerra transferiu aos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio.

Agora, vamos ouvir o “outro lado”, como costuma fazer a hipocrisia pigueana:

“Em audiência pública no Senado na terça-feira (11/XII/2012), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que a transposição do Rio São Francisco deverá estar concluída em 2015. Ele reconheceu que o projeto “não se encontra no ritmo em que deveria estar”, mas ressaltou que 43% da obra já foram executados e que 33 contratos encontram-se em execução.

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo projeto, que prevê custo total de R$ 8,2 bilhões, Fernando Bezerra citou falhas no projeto básico da obra, iniciado em 1999; o abandono da obra por algumas empresas; a fragmentação da obra entre 90 construtoras; a inexistência de titularidade de terras; a burocracia ligada às desapropriações; e a necessidade de incrementos e adição de serviços novos, que culminaram na paralisação de lotes da obra em 2009 e 2010.

- A negociação de cada um desses contratos é uma dificuldade infernal, em função daquilo que encontramos, fruto de decisões [anteriores] tomadas com amparo legal, pela dimensão e pela complexidade da obra – afirmou.”

Ou seja:

1) a obra, esse “puxadinho”, está 43% concluída;
2) a lambança foi feita pelo iluminado Governo do Farol de Alexandria [FHC], cujo projeto inicial deu os problemas que agora se conhecem;
3) o superfaturamento e o sobrepreço foram cancelados nos Governos Lula e Dilma e novas licitações, feitas;
4) apesar da incomparável fotografia de Paulo Zero desta “reportagem” “fantástica”, a Dilma não tem culpa na seca do Nordeste;
5) e sobre o espectro eletromagnético que a “Globo” explora, “quem paga é você”, amigo navegante.
6) levante-se da cadeira e lute por uma Ley de Medios, para enfrentar o poder desses Gilbertos Freires com ï”

Em tempo: sobre a transposição das águas do São Francisco, recomenda-se ir aos links:

http://www.pac.gov.br/agua-e-luz-para-todos/recursos-hidricos
http://www.pac.gov.br/obra/4244
http://www.pac.gov.br/obra/8058
http://www.pac.gov.br/obra/15346

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu portal “Conversa Afiada” (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/01/21/seca-no-ne-e-culpa-da-dilma/).
[Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: