quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PT NUNCA MAIS?

Por Wilmar Lacerda

“Por que sou contra o Brasil ter postura proativa nas relações com os demais países do mundo e de colocar a preservação do planeta, o combate à pobreza, a defesa da paz e as garantias para a autonomia dos povos como temas centrais dos organismos internacionais? Eu também sou contra a inserção soberana do Brasil no mundo?

Por que sou contra o governo do PT ter melhorado a vida do povo brasileiro? Por que sou contra o governo do PT ter diminuído as desigualdades sociais no Brasil e ter permitido que, hoje, o pobre possa tomar café, almoçar e jantar? Também sou contra o governo do PT porque ele combateu a pobreza e possibilitou a ascensão, entre 2004 e 2010, de 32 milhões de brasileiros à classe média.

Sou contra o aumento real que o salário mínimo teve no Brasil nos últimos 10 anos, resultando no aumento significativo dos salários das empregadas domésticas, dos trabalhadores rurais e dos benefícios concedidos pela previdência social no país. Eu sou contra o governo do PT instalar energia elétrica em casa de pobre, pois “vai faltar energia para os grandes centros e, principalmente, para o funcionamento das indústrias”. E discordo ainda mais dessa política de redução no valor da conta de energia elétrica concedida ao povo brasileiro.

Sou contra a Reforma Agrária, porque discordo da desapropriação de terras improdutivas para assentar pequenos produtores rurais. "A agricultura familiar não deu certo em nenhuma parte do mundo". No Brasil, os governos do PT investem bilhões de reais para financiar a agricultura familiar por intermédio do PRONAF.

Eu sou contra o governo do PT querer que crianças sejam alfabetizadas até aos 8 anos de idade; quer dizer que, agora, as crianças matriculadas nas escolas brasileiras terão que saber ler, escrever e interpretar um texto ainda nas séries iniciais de escolarização?

Por que sou contra o filho de pobre ter acesso aos cursos superiores nas principais universidades públicas e privadas do País, pois essas vagas deveriam ser reservadas para os filhos dos mais ricos, como sempre foi no Brasil? A política afirmativa de cotas para os afrodescendentes é um retrocesso educacional no Brasil?

Eu sou contra o governo do PT, porque aumentou consideravelmente os investimentos em educação e, também, em ciência e tecnologia. O País já é capaz de produzir conhecimento e tecnologia em diversos ramos do conhecimento, com destaque para a nanotecnologia, agropecuária, saúde e engenharia. O Brasil está cada dia mais autônomo em relação às grandes potências mundiais.

Eu também sou contra o governo do PT, apesar das dificuldades orçamentárias do Brasil, manter o SUS, o maior programa mundial de saúde pública; implantar programas como o “Brasil Sorridente”, que possibilitam tratamento odontológico gratuito, além do SAMU e do “Saúde da Família” que focam a saúde preventiva e atendem prioritariamente aos mais pobres.

Por que sou contra o pobre ter casa própria para morar? O Estado não deveria subsidiar o financiamento para moradia popular. É um absurdo ver um pobre morando ao lado de um rico. A construção civil não para de crescer em nosso País.

Eu também sou contra essa quantidade de gente viajando de avião, pois não temos mais tranquilidade na hora de embarcar nos aeroportos brasileiros. Os aviões estão sempre lotados e um número cada vez maior de pobres ocupa as poltronas das aeronaves. Eu odeio tudo isso.

Por que sou contra a quantidade de carros e motos nas ruas das grandes, médias e pequenas cidades do Brasil? Não temos mais tranquilidade para dirigir e o trânsito, por toda parte, é um caos. Pobre deveria continuar andando de carroça ou, no máximo, de bicicleta.

Eu também sou contra essa quantidade de empregos gerados no Brasil pelo governo do PT, pois já são mais de 18 milhões de novos empregos e o País tem uma das menores taxas de desemprego do mundo. Na época do governo do PSDB/DEM/PPS, a mão de obra era bem mais barata, pois a concorrência por vaga era maior.

Por que sou contra a política econômica do governo do PT, pois a inflação é controlada, o país cresce, gera renda, que é distribuída para todos. O dólar é muito desvalorizado; na era FHC, valia quase 4 reais e, agora, não passa de 2 reais. O País juntou reservas que superam a dívida externa, além de emprestar dinheiro para países ricos abatidos por crises econômicas globais. O Brasil já é a sexta potência econômica mundial.

Eu também sou contra a liberdade que a imprensa tem no Brasil, pois em qualquer país do mundo existe alguma regulação para a mídia e o monopólio dos meios de comunicação é proibido. O governo do PT, apesar dos ataques e dos excessos da grande imprensa, defende a plena liberdade de expressão.

Por que sou contra o PT defender os condenados na Ação Penal 470 pelo STF? O PT é um partido solidário aos seus filiados, mesmo quando a maioria da mais alta corte da justiça do país, invocando a tese da “Teoria do Domínio do Fato” condena sem provas alguns de seus principais líderes.

O PT sabe que o julgamento já tinha sido realizado pelos grandes meios de comunicação do País e, dessa forma, não podia ser modificado pela Suprema Corte. Ao invés de demonstrar para a sociedade os princípios éticos da agremiação, o PT é solidário, questiona o resultado do julgamento, interpõe recursos e faz a defesa da reforma política no Brasil.

Eu também sou contra o pacto geracional que o PT faz internamente, pois há renovação constante de seus quadros, novas lideranças surgem pelo Brasil afora. A exemplo da presidenta Dilma; do Agnelo Queiroz, governador do DF; do Fernando Haddad, eleito prefeito de São Paulo; de Lindberg Farias, senador pelo RJ; e de Gislaine Ziliotto, a mais nova vereadora eleita no país que, com 17 anos, obteve 335 votos e foi a mais votada do município de Ipê, no Rio Grande do Sul.

Eu sou contra o PT por ter lançado um líder sindical, pobre, nordestino e sem curso superior para presidente do Brasil e, nesse curto período de tempo, ter mudado as condições de vida do povo brasileiro para melhor. Eu também discordo de uma mulher governar o nosso país. Os governos do PT defendem um Estado fomentador do desenvolvimento, valoriza demasiadamente os serviços públicos, mantém bancos e empresas públicas, além da defesa ideológica do Socialismo Democrático.

Por que sou contra a consolidação da democracia e da atuação independente dos poderes constituídos da República e, também, do Ministério Público? No governo do PT, isso é uma realidade.

É por tudo isso e muito mais que sou contra os governos do PT e, portanto, PT nunca mais… Faço parte de uma elite que não quer ver os mais humildes terem os mesmos direitos de crescerem e ocupar espaços antes só ocupados por senhores feudais.

Felizmente, não é isso o que pensa a grande maioria do povo brasileiro! Para nós, o PT trouxe libertação para a classe trabalhadora e tem uma história de lutas e compromisso com o povo. É por isso que, apesar da oposição intransigente dos partidos conservadores e de parte da mídia e órgãos da imprensa, o nosso projeto é apoiado e defendido pelos trabalhadores do campo e da cidade. O PT é o partido mais querido do Brasil.”

FONTE: escrito por Wilmar Lacerda, Membro Titular da Comissão de Ética do Diretório Nacional do PT e Secretário de Administração Pública do GDF. Publicado no portal do PT (
http://www.pt.org.br/noticias/view/artigo_pt_nunca_mais_por_wilmar_lacerda). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: