sábado, 23 de maio de 2015

"FHC, CONTE PARA O SEU NETO COMO CONSEGUIU A REELEIÇÃO" (EU JÁ SEI)




FHC, conte para o seu neto como foi a reeleição

"Para quem comeu calango, não é uma ‘crisisinha’ dessa que vai me perturbar" (Lula)

"Na última quarta-feira (20), em discurso para trabalhadores em São Paulo, o Presidente Lula respondeu ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que usou o programa eleitoral do PSDB para atacar o petista ao falar em corrupção.

Se ele [FHC] quisesse falar de corrupção, ele precisaria contar para este país a história de sua reeleição. Eu espero que, com a mesma postura com que ele foi agredir o PT ontem à noite, ele diga – se não quiser dizer para mim não tem problema, eu sei como foi -. Senta na frente do seu neto e conta pra ele. Seja verdadeiro” ”, disse Lula no "Seminário Nacional de Estratégia para o Ramo Financeiro", organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do seguimento, a Contraf-CUT, em São Paulo.

Em 1997, foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional permitindo a reeleição para cargos executivos: Presidente da República, Governadores e Prefeitos. A decisão beneficiou Fernando Henrique nas eleições de 1998.

À época, o jornal "Folha de S. Paulo" noticiou que houve compra de parlamentares em troca do voto favorável à proposta. Antes, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) havia feito a denúncia.

Sobre o tema, o jornalista Palmério Dória escreveu o Principe da Privataria e detalhou o episódio.

FONTE: escrito por Alisson Matos, editor do portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/05/21/fhc-conte-para-o-seu-neto-como-foi-a-reeleicao/).

COMPLEMENTAÇÃO

De Palmério ao neto do ex-presidente: “reeleição foi uma bofetada na cara da nação”



Palmério explica ao neto de FHC como foi a reeleição

"Após o Presidente Lula sugerir que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contasse ao neto como foi o processo que culminou na reeleição do tucano, o Conversa Afiada procurou o jornalista Palmério Dória, autor de “O Principe da Privataria“, para dar uma força ao personagem principal de seu livro.

No livro, Palmério detalha a compra de parlamentares em troca do voto favorável à emenda constitucional que possibilitou ao FHC a reeleição em 1997.

À TV Afiada, o jornalista lembra a entrevista com o ex-deputado Narciso Mendes, que revelou: para deputados do Acre, foram pagos R$ 200 mil para votar a proposta.

Com a palavra, Palmério Dória."

FONTE da complementação: do portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/05/22/palmerio-explica-ao-neto-de-fhc-como-foi-a-reeleicao/).

Nenhum comentário: