domingo, 17 de maio de 2015

FHC JÁ ESQUECE, COITADO. CORRUPÇÃO EXISTIA NO GOVERNO PSDB/FHC





CORRUPÇÃO NO GOVERNO PSDB/FHC EXISTIA, MAS NÃO ERA INVESTIGADA E A MÍDIA SILENCIAVA 

Cardozo rebate FHC: Existia, mas não se investigava a corrupção antes


"O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alfinetou na quinta-feira (14) o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo ao afirmar que existia corrupção no passado, mas não era investigada. "Há muita coisa no passado que foi arquivada, engavetada. Hoje se pode detectar, apurar e punir com uma dimensão que não havia no passado", disse Cardozo, em entrevista ao jornalista Mario Sergio Conti, na "GloboNews".

Cardozo destacou que o Brasil deu um verdadeiro salto de qualidade no combate à corrupção nos últimos anos. "Nunca se investigou a corrupção no país como hoje se investiga. Mas é preciso ir além", ressaltou. Ele citou como exemplo para a conquista a criação, pelo governo federal, de institutos novos, como o fortalecimento da Controladoria Geral da União (CGU) e mecanismo de transparência, e o fato de o governo ter assegurado a autonomia da Polícia Federal [que foi ampliada e capacitada] e respeito ao Ministério Público, nomeando pessoas que investigam.

De acordo com o ministro, a decisão de combater a corrupção na última década também representou um risco para o governo, hoje bombardeado de críticas como se fosse a única gestão a ter cometido atos irregulares. "Quando se combate a corrupção, você a evidencia à luz do sol e se cria uma sensação de que não existia antes. É como uma doença oculta, que quando você descobre, você percebe o incômodo", disse.

Questionado sobre uma possível demora na regulamentação da "Lei de Combate à Corrupção", o ministro explicou que a maior parte dos dispositivos da legislação é autoaplicável. E explicou que o governo despendeu tempo debatendo os aspectos jurídicos para evitar uma regulamentação açodada. "Não ficou inibida a aplicação de nenhum dispositivo da lei nesse período", acrescentou."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/264025-1). [Título, subtítulo e trecho entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']. 

COMPLEMENTAÇÃO

[Tucana "FOLHA"] JANIO CORRIGE FHC: "CORRUPÇÃO VEM DESDE FHC"



"O colunista Janio de Freitas [da "Folha de São Paulo"] rebate o argumento, usado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/PSDB, de que a ocrrupção na Petrobras foi implantada pelo ex-presidente Lula. Janio lembra o caso do delator Pedro Barusco, que afirmou roubar a estatal desde 1997, ou seja, quando o presidente era FHC.

Do "Brasil 247"

O colunista Janio de Freitas rebateu o argumento [cínico, hipócrita], usado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que a corrupção na Petrobras foi implantada pelo ex-presidente Lula.

Janio lembrou o caso do delator Pedro Barusco, que afirmou roubar a estatal desde 1997, ou seja, quando o presidente era FHC/PSDB.

Leia abaixo:

Bem claro

"Fernando Henrique em Nova York: "Esses malfeitos vêm de outro governo, isso deve ficar bem claro. Vêm do governo Lula. Começou aí".

Se é para "ficar bem claro", vêm de outro governo sim. Como disse Pedro Barusco, em sua delação premiada e na Câmara, "começou em 1997" na Petrobras do governo PSDB/Fernando Henrique. Ou o que é dito em delação premiada só vale contra adversários de Fernando Henrique?"

FONTE da complementação: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/181219/Janio-corrige-FHC-corrup%C3%A7%C3%A3o-vem-desde-FHC.htm). [Trechos entre colchetes e sigla PSDB ao lado de FHC acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: