quinta-feira, 21 de maio de 2015

FHC E PSDB TRATAM O BRASILEIRO COMO IDIOTA



“FHC TRATA O BRASILEIRO COMO IDIOTA”

"O jornalista Paulo Nogueira, editor do 'Diário do Centro do Mundo', criticou o ex-presidente por dizer no programa do PSDB que a corrupção na Petrobras iniciou-se no governo Lula: "Fomos obrigados a ver FHC dar lição de moral, ele que comprou a emenda da reeleição", disse Nogueira. "Ao agir assim, FHC trata o brasileiro como um idiota. Onde está o sociólogo? Desapareceu para dar lugar ao demagogo?", questionou.

Do "Brasil 247"

O jornalista Paulo Nogueira, editor do "Diário do Centro do Mundo" (DCM) disse ontem, quarta-feira, 20, que a "única coisa decente" do programa do PSDB, veiculado nacionalmente na terça-feira, 19, foi a ausência do senador José Serra (SP).

Para Nogueira, as pessoas que assistiram à peça são instadas a achar que a maior tragédia nacional é a corrupção, e não a desigualdade. "E especificamente a corrupção depois dos anos FHC. A partir dessa base cínica, errada e demagógica não há conteúdo que resista", afirmou.

Nogueira criticou as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC)/PSDB, que disse que os casos de corrupção na Petrobras começaram no governo do ex-presidente Lula. "Fomos obrigados a ver FHC dar lição de moral, ele que comprou a emenda da reeleição. Ao agir assim, FHC trata o brasileiro como um idiota. Onde está o sociólogo? Desapareceu para dar lugar ao demagogo?", questionou o jornalista.

"Só quem leva a sério é aquele público que foi acertadamente caracterizado como "midiotas" – os analfabetos políticos que, sob o estímulo imbecilizador da imprensa, gostam de bater panelas e se enrolar em bandeiras para protestar na Paulista", afirmou Paulo Nogueira. Segundo o editor do DCM, fica a impressão de que FHC não tem ideia do mal que faz à imagem que o futuro guardará dele como político e intelectual ao falar tanto em corrupção.
Leia a seguir a íntegra do texto de Paulo Nogueira:

Por Paulo Nogueira


                           Fanfarrão

"Eu não estava esperando nada do programa de tevê do PSDB, mas…

Bem, mas mesmo assim ele conseguiu ser pior do que minhas mais baixas expectativas.

A única coisa decente foi a ausência de Serra.

O problema maior está na essência da mensagem.

As pessoas são instadas a achar que a maior tragédia nacional é a corrupção, e não a desigualdade.

E especificamente a corrupção depois dos anos FHC.

A partir dessa base cínica, errada e demagógica não há conteúdo que resista.

E então fomos obrigados a ver FHC dar lição de moral, ele que comprou a emenda da reeleição...

Ao agir assim, FHC trata o brasileiro como um idiota.

Onde está o sociólogo? Desapareceu para dar lugar ao demagogo?

Compare.

Poucas semanas atrás, o sociólogo italiano Domenico de Masi traçou um retrato do Brasil que faz FHC parecer um aprendiz desorientado.

Com propriedade, Domenico disse que o mal maior do Brasil é a desigualdade social. A corrupção – que deve ser combatida, e está sendo, aliás – é uma migalha comparada à iniquidade.

Acabe com a corrupção. Se você não acabar também com a desigualdade, nada vai mudar. Continuaremos a ter os extremos de opulência e miséria tão condenados por Rousseau.

Acabe com a desigualdade. O resto vem, e rápido. Sociedades igualitárias são muito menos corruptas que as demais, como bem mostra a Escandinávia.

E mesmo assim você não encontra um líder tucano que não fale em corrupção.

Até nisso o PSDB deveria se atualizar. Os tucanos usam, sem sucesso, a mesma arma desonesta que a direita empregou nos anos 1950 e 1960 para derrubar Getúlio e Jango.

Lacerda falava no “mar de lama”, e até essa expressão foi copiada por Aécio em sua fracassada campanha.

É uma estratégia velha – e despudorada.

Todos sabem que o presidente do PSDB anterior a Aécio recebeu [propina de] 10 milhões de reais para não levar adiante uma CPI da Petrobras.

Todos sabem também do aeroporto privativo que Aécio mandou construir [com dinheiro público] em Cláudio-MG, em terras da família.

E mesmo assim os tucanos falam malandramente em corrupção como se fossem carmelitas.

Só quem leva a sério é aquele público que foi acertadamente caracterizado como “midiotas” – os analfabetos políticos que, sob o estímulo imbecilizador da imprensa, gostam de bater panelas e se enrolar em bandeiras para protestar na Paulista.

Fica a impressão de que FHC não tem ideia do mal que faz à imagem que o futuro guardará dele como político e intelectual ao falar tanto em corrupção.

Como presidente, ainda será julgado pela posteridade. A estabilização foi uma vitória, mas um olhar mais profundo sobre o programa de privatizações à Thatcher pode ser fatal para sua reputação póstuma.

Como sociólogo, dada sua monomania – a corrupção –, FHC já foi para a lata do lixo faz muito tempo."

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Nogueira, editor do 'Diário do Centro do Mundo' e transcrito e comentado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/181725/DCM-%E2%80%9CFHC-trata-o-brasileiro-como-idiota%E2%80%9D.htm)  e  (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-unica-coisa-que-se-salvou-no-programa-do-psdb-foi-a-ausencia-de-serra-por-paulo-nogueira/).

Nenhum comentário: