segunda-feira, 18 de maio de 2015

SYRIZA TEM QUE FRACASSAR





Syriza tem que fracassar


Syriza tem que fracassar, senão, como os governos dos outros países da União Europeia continuarão dizendo a seus povos que não há alternativa?

Por Emir Sader

"Syriza tem que fracassar, senão, como continuar pedindo sacrifícios a governos e a povos de outros países, como a Espanha, Portugal, a Itália, a França, entre outros?

Syriza tem que fracassar, senão, como manter as políticas de austeridade, pelas quais juram os governos da União Europeia e suas instituições financeiras?

Syriza tem que fracassar, senão, como o FMI pode continuar exigindo dos países que assinaram suas cartas de intenções, que continuem pagando os empréstimos com os [altíssimos] juros respectivos?

Syriza tem que fracassar, senão, como os governos dos outros países da UE continuarão dizendo a seus povos que não há alternativa – ou se submetem à austeridade ou tem que sair do euro e ser vitimas de um massacre global?

Syriza tem que fracassar, senão, como continuar dizendo que as alternativas na Europa se reduzem aos conservadores ou à social democracia, ambos gestores da austeridade?

Syriza tem que fracassar, senão os espanhóis vão crer que é possível sair do bipartidismo e entregar ao "Podemos" a condução do pais.

Syriza tem que fracassar, senão logo vão dizer que o que fazem países como a Argentina, o Brasil, o Uruguai, a Venezuela, o Equador, a Bolivia, de sair do modelo neoliberal, é também a solução para a Europa.

Syriza tem que fracassar, para que seu mau exemplo não se propague pela Europa e pelo mundo todo, que faça com que o exemplo da Argentina de enfrentar os fundos abutre não prospere.

Syriza tem que fracassar, se não Angela Merkel e seu discurso da inevitabilidade da austeridade e de que os que assinaram têm que pagar, não importa os danos que causem ao povo de um pais e que esse decida por outro caminho, se desmoralizam.

Syriza tem que fracassar, senão aparecerá outro Alex Tsipras e outro Pablo Iglesias, que traduzam a indignação em novas forças políticas e cada eleição será ainda mais desesperada para os partidos tradicionais.

Syriza tem que fracassar, senão é a desmoralização definitiva do “Não há alternativa”, de que a História acabou, de que haveria um Consenso de Washington inevitável. etc., etc.

Syriza tem que fracassar. Por isso é preciso diabilizar o Syriza, o Podemos e toda alternativa que apareça, antes que todos se deem conta que o mundo atual não éinevitável.

Salvo que o Syriza não fracasse."

FONTE: escrito por Emir Sader no portal "Carta Maior"   (http://cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Syriza-tem-que-fracassar/2/33504).

Nenhum comentário: