quinta-feira, 21 de maio de 2015

RANKING MUNDIAL DA MÍDIA





EUA dominam ranking mundial da mídia

Por Altamiro Borges

"Pesquisa divulgada na semana passada pela consultoria "ZenithOptimedia", ligada à multinacional francesa de publicidade "Publicis", confirma a força do imperialismo estadunidense nos meios de comunicação. O estudo intitulado "Os 30 maiores donos de mídia em 2015" revela que a maior parte das empresas desse setor estratégico está sediada nos EUA. O Google se mantém com folga na dianteira mundial e ainda ampliou a sua liderança. Agora, ele tem receita de mídia 136% maior que a da Disney, que ocupa a segunda colocação no ranking. O Grupo Globo, da bilionária 'famiglia' Marinho, aparece em 17º lugar no planeta.

Para elaborar o ranking, a "ZenithOptimedia" considera receita de mídia como "toda receita derivada de negócios que dão suporte para a publicidade". O seu propósito com a lista é "determinar quais são as empresas mais importantes para o setor de marketing". Depois do Google e Disney, estão a Comcast, a 21st Century Fox e a CBS - as cinco primeiras do ranking são estadunidenses. A consultoria credita o vertiginoso crescimento do Google à força da internet e à maior penetração de aparelhos móveis no período, que abriu "novas oportunidades para atingir consumidores com anúncios, componente importante de seu negócio".

Esses fatores também explicam o resultado do Facebook, o primeiro dos 30 grupos em aumento da receita de mídia - saltou 63% de um ano para outro. Essa rede social passou de 24ª para a 10ª maior no mundo. Os dois grupos seguintes em aumento da receita de mídia foram o chinês Baidu (cresceu 43%, ao passar do 28º para o 14º lugar) e o brasileiro Grupo Globo (avançou 15%, do 20º para o 17º posto). No caso do Baidu, que deixou para trás seus concorrentes ianques Yahoo! (18º) e Microsoft (21º), pesaram o crescimento do mercado publicitário chinês e as "melhorias na tecnologia de busca".

A lista das maiores empresas de mídia em 2015:

1- Google
2- Walt Disney Company
3- Comcast
4- 21st Century Fox
5- CBS Corporation
6- Bertelsmann
7- Viacom
8- Time Warner
9- News Corp
10- Facebook
....
17- Grupo Globo

Leia também:

- Globo e os bilionários da Forbes
- Os donos da mídia na lista da Forbes
- Os 15 ricaços e o "Bolsa Família"
- Globo: Um poder grande demais
- A fortuna dos filhos de Marinho

FONTE: escrito por Altamiro Borges em seu blog (http://altamiroborges.blogspot.pt/2015/05/eua-dominam-ranking-mundial-da-midia.html#more).

Nenhum comentário: