quarta-feira, 20 de maio de 2015

PRODUÇÃO NACIONAL DE PETRÓLEO E GÁS CRESCE EM ABRIL




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras 

Produção de petróleo e gás natural cresce em abril

"Nossa produção de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, em abril de 2015, foi de 2 milhões 786 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% superior ao volume registrado em março do mesmo ano, que foi de 2 milhões 764 mil boed, e 8,8% superior ao volume produzido em abril de 2014, que foi de 2 milhões 560 mil boed.

Produção de óleo e gás no Brasil

Nossa produção total de petróleo e gás natural no Brasil, em abril, foi de 2 milhões 596 mil boed, 0,8% superior ao volume registrado no mês anterior (2 milhões 574 mil boed).

A produção total de óleo e gás natural que operamos no Brasil – que inclui a parcela produzida para as empresas parceiras - foi de 2 milhões e 886 mil boed, 1,8% superior ao patamar registrado em março (2 milhões 834 mil boe/d).

Nossa produção exclusiva de petróleo no Brasil em abril foi de 2 milhões 134 mil barris por dia (bpd), 1,2% acima da produção de março, que foi de 2 milhões 108 mil bpd. Esse aumento se deve principalmente ao crescimento da produção dos FPSO Cidade de Mangaratiba, localizado em Iracema Sul, e Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá – ambos no pré-sal da Bacia de Santos - além da menor quantidade de paradas programadas de plataformas para manutenção.

A produção de petróleo que operamos no país foi de 2 milhões 346 mil de bpd, 2,1% superior à do mês anterior (2 milhões 297 mil bpd).

A produção própria de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 73,4 milhões de m³/d, em abril, mantendo o mesmo patamar do mês anterior. A produção de gás natural sem liquefeito que operamos no Brasil, incluindo a parcela das empresas parceiras, foi de 85,8 milhões de metros cúbicos por dia.

O aproveitamento do gás produzido continuou em patamares elevados, atingindo 96,1% no mês de abril.

Novos recordes no pré-sal

No dia 11 de abril, batemos dois novos recordes: a produção operada na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos atingiu o pico diário de 802 mil bpd, com a produção própria diária atingindo o recorde de 590 mil bpd.

Outros destaques de abril foram os recordes de produção mensal operada no pré-sal de 715 mil bpd, e de produção mensal própria no pré-sal, de 503 mil bpd.

Produção no exterior

No exterior, foram produzidos, no mês de abril, 190 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), em linha com o volume produzido no mês anterior.

A produção média de óleo em abril foi de 102 mil barris de óleo por dia (bpd), mesmo patamar produzido no mês anterior. Houve ramp-up (crescimento) de produção dos novos poços produtores nos campos de Saint Malo e Lucius nos EUA e maior produção do campo de Akpo, na Nigéria, crescimento esse que foi compensado pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

A produção média de gás natural no exterior foi de 14,8 milhões m³/d, conforme a produção do mês anterior. A entrada em produção do campo de Hadrian South, nos EUA foi compensada pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

Saiba mais sobre o FPSO Cidade de Ilhabela:




Assista também ao nosso vídeo sobre o FPSO Cidade de Mangaratiba:



FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras    (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/producao-de-petroleo-e-gas-natural-cresce-em-abril.htm) .

Nenhum comentário: